Educação estatística em um ambiente de modelagem matemática nas aulas do ensino médio

Autores

  • Luzinete de Oliveira Mendonça Universidade de Sorocaba
  • Celi Espasandin Lopes Universidade Cruzeiro do Sul
  • Elisabeth Soares

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v31i1.14

Resumo

Este trabalho decorre de uma pesquisa de mestrado realizada em 2008, quando buscamos observar o desenvolvimento dos alunos em um ambiente de modelagem matemática na implementação da Educação
Estatística no Ensino Médio. Tomamos como objeto de análise o desenvolvimento dos alunos de duas turmas de 3 ano de uma escola estadual na Grande São Paulo. É um estudo de natureza qualitativa, com foco na compreensão da construção do conhecimento estatístico dos alunos, e a análise de dados se dá a partir das categorias emergentes dos dados coletados no desenvolvimento do projeto, considerando os objetivos previstos em cada etapa. Os resultados observados dão indícios de que o ambiente investigativo é propício para motivar os alunos a participarem de forma ativa na construção dos conceitos inerentes à educação estatística.
Palavras-chave: Ambiente de modelagem matemática, Educação Estatística, Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luzinete de Oliveira Mendonça, Universidade de Sorocaba

Professora da UNISO (Universidade de Sorocaba) em curso de pósgraduação em Psicopedagogia. Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

Celi Espasandin Lopes, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

Elisabeth Soares

Professora do Centro Universitário Sant'Anna (UniSant'Anna) em cursos de Graduação de Matemática e Pedagogia. Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.

Downloads

Publicado

30-06-2013

Como Citar

Mendonça, L. de O., Lopes, C. E., & Soares, E. (2013). Educação estatística em um ambiente de modelagem matemática nas aulas do ensino médio. Horizontes, 31(1). https://doi.org/10.24933/horizontes.v31i1.14