Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social: princípio político da escola e da docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1456

Resumo

Neste artigo estuda-se a docência em Educação Especial no contexto de isolamento social. É uma pesquisa qualitativa com foco na análise documental. As reorganizações da escola, no contexto da pandemia da Covid-19, mostram que a sua função política corresponde ao compromisso com uma formação ampla e qualificada, através de uma relação imanente entre a aprendizagem e o que ela torna possível em relação às demandas do mundo. Isso requer responsabilidade coletiva na prática pedagógica, em que o princípio político da docência compreende a corresponsabilidade como subjetivação ética.

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Biografia do Autor

Graciele Marjana Kraemer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Luciane Bresciani Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em História pelo Centro Universitário La Salle (2007); Especialista em Educação Especial e Processos Inclusivos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009); Certificada pelo Exame ProLibras/MEC (2011) como Tradutora e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa para atuação no ensino superior; e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) na Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação sob orientação da Professora Drª. Adriana da Silva Thoma. Atuou como Tradutora e Intérprete de Língua de Sinais nomeada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É menbro do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos - GIPES. Atualmente é professora do magistério superior, Assistente B, do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: Libras, Educação de Surdos e Educação Especial.

Liliane Ferrari Giordani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, exercendo o cargo de Chefe do Departamento de Estudos Especializados (2015/2018). Membro da COMGRAD EDU no período de 2011 a 2014 e membro da COMGRAD Licenciatura do Campo na condição de coordenador adjunto em 2013 e 2014. Deste a sua implantação, responde pelo cargo de Coordenação de Polo do Curso Pedagogia Bilíngue. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Surdos, Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial, Pedagogia Bilíngue e Políticas Públicas.

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Publicado

22-11-2022

Como Citar

Kraemer, G. M., Lopes, L. B. ., & Giordani, L. F. . (2022). Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social: princípio político da escola e da docência. Horizontes, 40(1), e022050. https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1456

Edição

Seção

Seção temática: Educação e Deficiência