Educação de sujeitos escolares em contexto de isolamento social: princípio político da escola e da docência
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1456Abstract
Neste artigo estuda-se a docência em Educação Especial no contexto de isolamento social. É uma pesquisa qualitativa com foco na análise documental. As reorganizações da escola, no contexto da pandemia da Covid-19, mostram que a sua função política corresponde ao compromisso com uma formação ampla e qualificada, através de uma relação imanente entre a aprendizagem e o que ela torna possível em relação às demandas do mundo. Isso requer responsabilidade coletiva na prática pedagógica, em que o princípio político da docência compreende a corresponsabilidade como subjetivação ética.
Downloads
References
BIESTA, G. O dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedade. Educação, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 21-29, jan./abr. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n.o 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 17 out. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial (SEESP). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf Acesso em: 17 out. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer n.o 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da Covid-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, p. 32, 1 jun. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 17 out. 2022.
CARVALHO, A. F. A escola contemporânea e a desertificação institucional: o demérito da res pública. In: GALLO, S.; MENDONÇA, S. (org.). A escola: uma questão pública. São Paulo: Parábola, 2020. p. 85-102.
CORAZZA, S. M. Currículo e didática da tradução: vontade, criação e crítica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 4, p. 1313-1335, out./dez. 2016.
COSTA, M. A.; SANTOS, M. P. G. dos; MARGUTI, B.; PIRANI, N.; PINTO, C. V. da S.; CURI, R. L. C.; RIBEIRO, C. C.; ALBUQUERQUE, C. G. de. Vulnerabilidade social no Brasil: conceitos, métodos e primeiros resultados para municípios e regiões metropolitanas brasileiras. Texto para Discussão. Rio de Janeiro: Ipea, 2018.
DESIGUALDADES no acesso ao ensino remoto prejudicam alunos no RS, aponta pesquisa de entidades sindicais. GZH, Porto Alegre, 3 de agosto de 2020. Caderno Educação e Trabalho. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2020/08/desigualdades-no-acesso-ao-ensino-remoto-prejudicam-alunos-no-rs-aponta-pesquisa-de-entidades-sindicais-ckdf1ful9001e0147xf75nvqa.html Acesso em: 5 set. 2020
DUBET, F. O tempo das paixões tristes. São Paulo: Vestígio, 2020.
DUSSEL, I. La escuela en la pandemia. Reflexiones sobre lo escolar en tempos dislocados. Práxis Educativa, [s. l.], v. 15, p. 1–16, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16482/209209213513 Acesso em: 26 out. 2022.
FERREIRA, L. H.; BARBOSA, A. Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2015483, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa Acesso em: 30 nov. 2020.
FERREIRA, P. MEC não tomou nenhuma medida para garantir inclusão de minorias no ensino remoto, aponta relatório da Câmara. O Globo, Rio de Janeiro, 11 ago. 2020. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/mec-nao-tomou-nenhuma-medida-para-garantir-inclusao-de-minorias-no-ensino-remoto-aponta-relatorio-da-camara-24578918 Acesso em: 26 out. 2022.
FÓRUM PELA INCLUSÃO ESCOLAR. Conversas com o Fórum pela Inclusão Escolar. YouTube: 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLNSpdEvjV8zHfXSf33YXaB9M9Jkjd2LT7 Acesso em: 27 out. 2022.
KOHAN, W. Tempos da escola em tempo de pandemia e necropolítica. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa Acesso em: 30 nov. 2020.
LARROSA, J.; RECHIA, K. P de professor. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.
LAZZARATO, M. O governo das desigualdades: crítica da insegurança neoliberal. São Carlos: EdUFSCar, 2011.
LOPES, M. C. Ritornelo e circuito formativo pedagógico. In: LOPES, M. C.; MORGENSTERN, J. M. (org.). Inclusão e subjetivação: ferramentas teórico-metodológicas. Curitiba: Appris, 2019. p. 19-40.
LOPES, M. C.; RECH, T. L. Inclusão, biopolítica e educação. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 210-219, maio/ago. 2013.
LOPES, M. C.; VEIGA-NETO, A. Acima de tudo, que a escola nos ensine. Em defesa da escola de surdos. Educação Temática Digital ‒ ETD, Campinas, v. 19, p. 691-704, 2017.
MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
MILONE, J. de C.; TRAVERSINI, C. S. Formação docente para a inclusão escolar: singularidades expressas pelos egressos dos cursos de licenciaturas da UFRGS. Revista Faz Ciência, Francisco Beltrão, v. 21, p. 9-28, 2019.
NARODOWSKI, M. Onze teses urgentes para a pedagogia do contra-isolamento. Blog do Pensar a Educação, [s. l.], 6 maio 2020. Disponível em: https://pensaraeducacao.com.br/blogpensaraeducacao/onze-tesesurgentes-para-uma-pedagogia-do-contra-isolamento/ Acesso em: 27 out. 2022.
NUSSBAUM, M. Sem fins lucrativos: porque a democracia precisa das humanidades. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015.
OLIVEIRA, P. I. Organização Mundial da Saúde declara pandemia de coronavírus. Agência Brasil, Brasília, 11 mar. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-03/organizacao-mundial-da-saude-declara-pandemia-de-coronavirus Acesso em: 26 out. 2020.
PAGNI, P. A. Dez Anos da PNEEPEI: uma análise pela perspectiva da biopolítica. Educação & Realidade [online], v. 44, n. 1, p. 1-20, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623684849 Acesso em 27 out. 2022.
PERCENTUAL alto de alunos não tem acompanhado as aulas pela internet durante a pandemia. G1 Notícias, 30 de junho de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/06/30/percentual-alto-de-alunos-nao-tem-acompanhado-as-aulas-pela-internet-durante-a-pandemia.ghtml Acesso em: 30 Jul. 2020.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Saúde e Educação. Portaria n.o 1, de 8 de junho de 2020. Dispõe sobre as medidas de prevenção, monitoramento e controle ao novo coronavírus (Covid-19) a serem adotadas por todas as instituições de ensino no âmbito do estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Secretaria da Saúde e Educação, 2020. Disponível em: https://saude.rs.gov.br/upload/arquivos/202006/09101819-republicacao-portaria-conjunta-ses-e-seduc-rev-reuniao-06-jun-rev-aj-08-06.pdf Acesso em: 17 out. 2020.
ROSA, D. F. da; MENEZES, E. da C. P. A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberais. Momento: Diálogos em Educação, v. 29, n. 1, p. 88-105, jan./abr., 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9583/7602 Acesso em: 15 nov. 2020
SARAIVA, K.; TRAVERSINI, C.; LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, [s. l.], v. 15, p. 1–24, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16289/209209213529 Acesso em: 27 out. 2022.
SEGATA, J. Covid-19, biossegurança e antropologia. Revista Horizonte Antropológico, Porto Alegre, ano 26, n. 57, p. 275-313, maio/ago. 2020.
SILVA, R. R. D. da. Educação, tecnologias 4.0 e a estetização ilimitada da vida: pistas para uma crítica curricular. Cadernos IHU Ideias, ano 18, n. 301, v. 18, p. 5-30, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Graciele Marjana Kraemer, Luciane Bresciani Lopes, Liliane Ferrari Giordani
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.