Crônica como dispositivo dialógico-mediacional em processos de formação profissional e pesquisa-intervenção
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1534Palavras-chave:
Narrativas, Formação Profissional, Mediação, Dispositivo, PosicionamentoResumo
Neste artigo, objetivou-se apresentar uma reflexão teórico-metodológica, inspirada na Psicologia Cultural, sobre o uso da crônica como dispositivo de mediação em processos de formação profissional e pesquisa-intervenção. Como ilustração, foram incorporados fragmentos de transcrições de material áudio gravado e crônicas, ambas construídas em uma pesquisa-intervenção com agentes socioeducativos de uma Unidade de Internação do Distrito Federal. Notaram-se cinco funções associadas às crônicas: recuperar a memória do grupo; apontar questionamentos favoráveis à revisão e ampliação de recursos subjetivos; agregar conhecimentos teóricos e competências analíticas; valorizar posicionamentos divergentes oportunos à revisão das crenças e relações do grupo; e elucidar aspectos implícitos da comunicação.
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