Crônica como dispositivo dialógico-mediacional em processos de formação profissional e pesquisa-intervenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1534

Palavras-chave:

Narrativas, Formação Profissional, Mediação, Dispositivo, Posicionamento

Resumo

Neste artigo, objetivou-se apresentar uma reflexão teórico-metodológica, inspirada na Psicologia Cultural, sobre o uso da crônica como dispositivo de mediação em processos de formação profissional e pesquisa-intervenção. Como ilustração, foram incorporados fragmentos de transcrições de material áudio gravado e crônicas, ambas construídas em uma pesquisa-intervenção com agentes socioeducativos de uma Unidade de Internação do Distrito Federal. Notaram-se cinco funções associadas às crônicas: recuperar a memória do grupo; apontar questionamentos favoráveis à revisão e ampliação de recursos subjetivos; agregar conhecimentos teóricos e competências analíticas; valorizar posicionamentos divergentes oportunos à revisão das crenças e relações do grupo; e elucidar aspectos implícitos da comunicação.

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Biografia do Autor

Gleicimar Gonçalves Cunha, Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB

Doutora (2021) e mestre (2000) em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pela Universidade de Brasília. Especialista em grupos operativos pelo Instituto de Psicologia Social Pichon Rivière. Atua como professora de psicologia em disciplinas ligadas à educação e ao desenvolvimento há mais de 20 anos (18 anos na Universidade Católica de Brasília e, desde 2019, no Instituto de Educação Superior de Brasília). 

Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira, Universidade de Brasília - UnB

Professora Titular aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Realizou pós-doutorados na Clark University, E.U.A (2005); na Universidade Autônoma de Madri, Espanha (2009), e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade de Aalborg, Dinamarca (2015/2016). É membro da Rede SPPREAD International (Social Pedagogy Practice, Research, and Development). Coordenou Plano de Trabalho financiado pelo programa Capes Print (2019-2021). 

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Publicado

04-11-2024

Como Citar

Cunha, G. G., & Oliveira, M. C. S. L. de. (2024). Crônica como dispositivo dialógico-mediacional em processos de formação profissional e pesquisa-intervenção. Horizontes, 42(1), e023139. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1534