Percursos autobiográficos de professores(as) que ensinam matemática e o movimento de (re)configuração da Identidade Profissional em um grupo de estudos
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1564Resumo
Buscamos compreender neste trabalho o que as narrativas sobre os percursos de vida-formação-profissão de professores(as) que ensinam matemática revelaram a respeito do movimento de (re)configuração de suas Identidades Profissionais (IP), no contexto de um grupo de estudos. A partir de um olhar compreensivo-interpretativo sobre as narrativas de 6 desses professores, 4 unidades temáticas emergiram: a escolha pela docência em Matemática; o processo de formação inicial; a inserção profissional; e as perspectivas de futuro. Essas categorias produziram importantes significados sobre suas IP ‒ relacionados às condições socioprofissionais que os caracterizam ‒, sobretudo, porque eles (des)construíram crenças, se autoconheceram, agenciaram emoções, vulnerabilidades e compromissos profissionais.
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