Percursos autobiográficos de professores(as) que ensinam matemática e o movimento de (re)configuração da Identidade Profissional em um grupo de estudos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1564

Abstract

Buscamos compreender neste trabalho o que as narrativas sobre os percursos de vida-formação-profissão de professores(as) que ensinam matemática revelaram a respeito do movimento de (re)configuração de suas Identidades Profissionais (IP), no contexto de um grupo de estudos. A partir de um olhar compreensivo-interpretativo sobre as narrativas de 6 desses professores, 4 unidades temáticas emergiram: a escolha pela docência em Matemática; o processo de formação inicial; a inserção profissional; e as perspectivas de futuro. Essas categorias produziram importantes significados sobre suas IP ‒ relacionados às condições socioprofissionais que os caracterizam ‒, sobretudo, porque eles (des)construíram crenças, se autoconheceram, agenciaram emoções, vulnerabilidades e compromissos profissionais. 

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Author Biographies

Lemerton Matos Nogueira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC/UFPE/Recife), vinculado à linha de pesquisa - Processos de ensino aprendizagem em Educação Matemática. Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/Bahia) e Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/Bahia). Professor Assistente da Universidade de Pernambuco - UPE/ Campus Petrolina, atuando no curso de Licenciatura em Matemática (Área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado) desde o ano de 2016. Tenho uma vasta experiência de atuação nos diversos níveis e modalidades da Educação Básica, tendo atuado como professor de Matemática por 15 anos e como Formador de Professores. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística no Ensino Fundamental (GREF), vinculado ao EDUMATEC e do Grupo de Pesquisa em Estudos Matemáticos e suas Tendências (UPE/Petrolina). Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores que ensinam Matemática - Identidade Profissional; Aprendizagem docente; Educação Probabilística; Práticas colaborativas na parceria Universidade-Escola; Pesquisas com narrativas.

José Ivanildo Felisberto de Carvalho , Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Docente na Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - CAA/UFPE e na Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC-UFPE. Doutor em Educação Matemática - UNIBAN-SP.

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Published

2023-07-31

How to Cite

Nogueira, L. M., & Carvalho , J. I. F. de. (2023). Percursos autobiográficos de professores(as) que ensinam matemática e o movimento de (re)configuração da Identidade Profissional em um grupo de estudos. Horizontes, 41(1), e023016. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1564

Issue

Section

Seção Temática: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo