História imediata e participante da formação de professores na cidade de São Paulo (2001-2004)

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1577

Resumo

Este artigo apresenta a história imediata de uma experiência formativa de professores vivenciada, entre os anos de 2001 e 2004, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), em um momento em que a formação docente tinha como pressuposto para sua construção o princípio da autonomia defendido por Paulo Freire. O relato estabelece um diálogo entre o pensamento de Adorno e Freire no que diz respeito às categorias de autonomia e emancipação, cortejado por premissas marxianas em torno do papel do indivíduo na história. Também se tem como finalidade a compreensão da importância e dos limites presentes na experiência de formação em serviço dos professores desta conceituada rede municipal de ensino brasileira, operada nos primórdios do século XXI. 

Palavras-chave: Autonomia. Emancipação. Formação de professores. História imediata da Educação. SME-SP.

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Biografia do Autor

Lucilene Schunck Costa Pisaneschi , Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - SME/SP

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em História e Teoria da Profissão Docente e do Educador Social (Gruphis), da Universidade Nove de Julho (Uninove), Doutora em Educação e Diretora de Escola da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP). 

Carlos Bauer, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Nove de Julho (Uninove), membro da direção internacional colegiada da Rede de Pesquisadsores e Pesquisadoras Sobre o Associativismo e o Sindicalismo dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação (Rede Aste).

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Publicado

08-05-2024

Como Citar

Pisaneschi , L. S. C. ., & Bauer, C. (2024). História imediata e participante da formação de professores na cidade de São Paulo (2001-2004). Horizontes, 42(1), e023070. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1577