História imediata e participante da formação de professores na cidade de São Paulo (2001-2004)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1577

Abstract

Este artigo apresenta a história imediata de uma experiência formativa de professores vivenciada, entre os anos de 2001 e 2004, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), em um momento em que a formação docente tinha como pressuposto para sua construção o princípio da autonomia defendido por Paulo Freire. O relato estabelece um diálogo entre o pensamento de Adorno e Freire no que diz respeito às categorias de autonomia e emancipação, cortejado por premissas marxianas em torno do papel do indivíduo na história. Também se tem como finalidade a compreensão da importância e dos limites presentes na experiência de formação em serviço dos professores desta conceituada rede municipal de ensino brasileira, operada nos primórdios do século XXI. 

Palavras-chave: Autonomia. Emancipação. Formação de professores. História imediata da Educação. SME-SP.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucilene Schunck Costa Pisaneschi , Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - SME/SP

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em História e Teoria da Profissão Docente e do Educador Social (Gruphis), da Universidade Nove de Julho (Uninove), Doutora em Educação e Diretora de Escola da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP). 

Carlos Bauer, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Nove de Julho (Uninove), membro da direção internacional colegiada da Rede de Pesquisadsores e Pesquisadoras Sobre o Associativismo e o Sindicalismo dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação (Rede Aste).

References

ADORNO, T. W. Capitalismo tardio ou sociedade industrial. In: COHN, Gabriel (Org.). Theodor W. Adorno: grandes cientistas sociais. São Paulo: Ática, 1986. p. 62-75.

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Teoria crítica. São Paulo: Editora Abril, 1975. (Os pensadores).

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

BRANDÃO, C. R. (Org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999.

BAUER, C. História e o humanismo dialógico na obra de Paulo Freire. Lisboa: Lisboan International Press, 2020.

FREIRE, P. Conscientização – teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979a.

FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1979b.

FREIRE, P. Carta aos professores. Ensinar e aprender: leitura do mundo, leitura da palavra. Estudos Avançados, São Paulo, v. 15, n. 42, p. 259-268, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 34. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

KANT, I. Resposta à pergunta: que é “esclarecimento”? (Aufklarüng). In: KANT, Immanuel. Textos seletos. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 63.

MARX, K. A sagrada família ou crítica da crítica contra Bruno Bauer e seus seguidores. São Paulo: Moraes, 1987.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. Tradução José Carlos Bruni e Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: HUCITEC, 1989.

PUCCI, B. Teoria crítica e educação. A questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. Petrópolis, RJ: Vozes; São Carlos, SP: EDUFSCar, 1994.

SINPEEM. SINPEEM: uma história de lutas. São Paulo: Sinpeem, 2019. Disponível em: https://www.sinpeem.com.br/materias.php?cd_secao=11&codant=&friurl=_-HistAoria-do-SINPEEM- Acesso em: 12 dez. 2021.

SÃO PAULO (Cidade). Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Documento: EducAção01. São Paulo: SME-SP, 2001.

Published

2024-05-08

How to Cite

Pisaneschi , L. S. C. ., & Bauer, C. (2024). História imediata e participante da formação de professores na cidade de São Paulo (2001-2004). Horizontes, 42(1), e023070. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1577