A hermenêutica do si-mesmo na efetivação da linguagem docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1633

Palavras-chave:

Filosofia da Educação, Docente, Ação linguística, Si-mesmo, Hermenêutica

Resumo

O trabalho utiliza os conceitos de si-mesmo e reconhecimento de Paul Ricoeur para analisar a linguagem docente sob uma perspectiva hermenêutica diante da violência escolar. Destaca a importância de transcender a subjetividade para estabelecer uma relação intersubjetiva saudável, o que exige uma predisposição para repensar o eu. O estudo referencia a tragédia de Antígona e a filosofia da linguagem para ampliar o cultivo da humanidade na Educação. Enfatiza a necessidade de uma abordagem ética na prática pedagógica, incluindo compreensão de si, relação interpessoal, expressão respeitosa e reconhecimento mútuo. Destaca a importância do “poder-dizer”, o que requer uma reformulação dos fundamentos educacionais para promover o reconhecimento mútuo, evitando, assim, a violência.

Palavras-chave: Filosofia da Educação. Docente. Ação linguística. Si-mesmo. Hermenêutica.

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Biografia do Autor

Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/Universidade Federal de Santa Maria -UFSM

Doutor em Educação: Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Doutor em Humanidades pela Universidade Carlos III, de Madri-Espanha. Professor pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS/Brasil e pesquisador PQ-1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 

Ercília Maria de Moura Garcia Luiz, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Educação, Pós-doutoranda em Educação/ UFSM. Professora de Português, Inglês, supervisora e orientadora educacional na Rede Pública Estadual/RS.  

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Publicado

09-08-2024

Como Citar

Trevisan, A., & de Moura Garcia Luiz, E. M. . . (2024). A hermenêutica do si-mesmo na efetivação da linguagem docente. Horizontes, 42(1), e023114. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1633