Documentação narrativa de experiências pedagógicas na formação docente em redes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1645

Resumo

A experiência de realizar um curso sobre Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas em redes desde o Sul e no Sul do Brasil é aqui compartilhada. Nas redes, cultiva-se a beleza do encontro e do reencontro, de ouvir o outro, de valorizar a presença e os sentimentos. Uma história tecida nas ações formativas entre redes de pesquisa de professores, com a escrita de relatos de experiências pedagógicas, a leitura e a conversa com o entorno desses relatos, com os movimentos de reescrita e circulação das experiências dos narradores. A pesquisa (auto)biográfica e narrativa é como uma forma de promover a pesquisa em educação, o trabalho docente e o ofício de ensinar, a construção, a reconstrução e a circulação democrática do conhecimento e do know-how a partir da prática cotidiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Machado Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande; Centro de Educação em Ciências na FURG

Universidade Federal do Rio Grande; Centro de Educação em Ciências na FURG

Daniel Hugo Suàrez, Universidad de Buenos Aires

Universidad de Buenos Aires, Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, Ciudad Autónoma de Buenos Aires.

Referências

BATALLÁN, G.; ANDERSON, G.; SUÁREZ, D. Hacia la democratización del conocimiento: El giro participativo en la investigación y en la acción pedagógica. Estudios de resistencia afirmativa en educación. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires, 2022.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. 2. ed. rev. Uberlândia: EDUFU, 2015.

CONNELLY, M.; CLANDININ, J. Relatos de experiencia e investigación narrativa. In: LARROSA, J. et al. Déjame que te cuente: Ensayos sobre narrativas y educación. Barcelona: Laertes, 1995.

DÁVILA, P.; ARGNANI, A.; SUÁREZ, D. Interpretación y conversación entorno de relatos pedagógicos: hacia otra política de (re)conocimiento para la formación docente. In: Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, Zaragoza, v. 33, n. 3, p. 141-158, 2019.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 1995.

DORNELES, A. Cirandar: rodas de investigação na escola. Rio Grande: Editora da FURG, 2021. v. 1.

DORNELES, A. Rodas de investigação narrativa na formação de professores de química: pontos bordados na partilha de experiências. 2016. 145 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) ‒ Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.

DORNELES, A.; GALIAZZI, M. do C. Cirandar entre cirandas de escrita: experiência de formação em rede. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 31, n. 66, p. 116-132, 2022.

MORAES, Vinicius. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1998.

SAMPAIO, C. Redes de formação docente: pensar por si é pensar com o outro

In: RIOS, J. (org.) Profissão docente em questão. Salvador: Edufba, 2021.

SUÁREZ, D. A documentação narrativa de experiências pedagógicas como estratégia de pesquisa – ação ‒ formação de docentes. In: PASSEGGI, M. C.; BARBOSA, T. (org.). Narrativas de formação e saberes biográficos. São Paulo: Paulus, 2008.

SUÁREZ, D. El giro pedagógico en el Currículum, la formación y el oficio de enseñar: experiencias, principios e inspiraciones con investigaciones narrativas en educación. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 21, p. 1-24, 2023.

SUÁREZ, D. Giro narrativo y (auto)biográfico y documentación narrativa de experiencias pedagógicas en la investigación y la formación. In: Profissão docente em questão. Salvador: Edufba, 2021. p. 59-74.

SUÁREZ, D. Indagación pedagógica del mundo escolar y formación docente. La documentación narrativa de experiencias pedagógicas como estrategia de investigación-formación-acción. Revista Del IICE, Buuenos Aires, v. 30, p. 17-30, 2011.

SUÁREZ, D. Relatar la experiencia docente: La documentación narrativa del mundo escolar. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 18, n. 50, p. 193-209, 2017.

SUÁREZ, D.; DÁVILA, P.; ARGNANI, A.; CARESSA, Y. Documentación narrativa de experiencias pedagógicas: una propuesta de investigación-formación-acción entre docentes. Cuadernos de IICE, Buenos Aires, n. 6, p. 1-113, 2021.

SUÁREZ, D.; DÁVILA, P.; ARGNANI, A.; CARESSA, Y. Formación docente y narrativas pedagógicas: una apuesta de trabajo en red desde la extensión universitaria. Revista E+ de Extensión Universitaria, Santa Fé, v. 7, n. 7, p. 244-253, 2017.

Downloads

Publicado

29-07-2023

Como Citar

Dorneles, A. M., & Suàrez, D. H. (2023). Documentação narrativa de experiências pedagógicas na formação docente em redes. Horizontes, 41(1), e023010. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1645

Edição

Seção

Seção Temática: Narrativas docentes: gênero transgressor e (auto)formativo