Documentação narrativa de experiências pedagógicas na formação docente em redes
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1645Resumo
A experiência de realizar um curso sobre Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas em redes desde o Sul e no Sul do Brasil é aqui compartilhada. Nas redes, cultiva-se a beleza do encontro e do reencontro, de ouvir o outro, de valorizar a presença e os sentimentos. Uma história tecida nas ações formativas entre redes de pesquisa de professores, com a escrita de relatos de experiências pedagógicas, a leitura e a conversa com o entorno desses relatos, com os movimentos de reescrita e circulação das experiências dos narradores. A pesquisa (auto)biográfica e narrativa é como uma forma de promover a pesquisa em educação, o trabalho docente e o ofício de ensinar, a construção, a reconstrução e a circulação democrática do conhecimento e do know-how a partir da prática cotidiana.
Downloads
Referências
BATALLÁN, G.; ANDERSON, G.; SUÁREZ, D. Hacia la democratización del conocimiento: El giro participativo en la investigación y en la acción pedagógica. Estudios de resistencia afirmativa en educación. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires, 2022.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. 2. ed. rev. Uberlândia: EDUFU, 2015.
CONNELLY, M.; CLANDININ, J. Relatos de experiencia e investigación narrativa. In: LARROSA, J. et al. Déjame que te cuente: Ensayos sobre narrativas y educación. Barcelona: Laertes, 1995.
DÁVILA, P.; ARGNANI, A.; SUÁREZ, D. Interpretación y conversación entorno de relatos pedagógicos: hacia otra política de (re)conocimiento para la formación docente. In: Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, Zaragoza, v. 33, n. 3, p. 141-158, 2019.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 1995.
DORNELES, A. Cirandar: rodas de investigação na escola. Rio Grande: Editora da FURG, 2021. v. 1.
DORNELES, A. Rodas de investigação narrativa na formação de professores de química: pontos bordados na partilha de experiências. 2016. 145 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) ‒ Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
DORNELES, A.; GALIAZZI, M. do C. Cirandar entre cirandas de escrita: experiência de formação em rede. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 31, n. 66, p. 116-132, 2022.
MORAES, Vinicius. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1998.
SAMPAIO, C. Redes de formação docente: pensar por si é pensar com o outro
In: RIOS, J. (org.) Profissão docente em questão. Salvador: Edufba, 2021.
SUÁREZ, D. A documentação narrativa de experiências pedagógicas como estratégia de pesquisa – ação ‒ formação de docentes. In: PASSEGGI, M. C.; BARBOSA, T. (org.). Narrativas de formação e saberes biográficos. São Paulo: Paulus, 2008.
SUÁREZ, D. El giro pedagógico en el Currículum, la formación y el oficio de enseñar: experiencias, principios e inspiraciones con investigaciones narrativas en educación. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 21, p. 1-24, 2023.
SUÁREZ, D. Giro narrativo y (auto)biográfico y documentación narrativa de experiencias pedagógicas en la investigación y la formación. In: Profissão docente em questão. Salvador: Edufba, 2021. p. 59-74.
SUÁREZ, D. Indagación pedagógica del mundo escolar y formación docente. La documentación narrativa de experiencias pedagógicas como estrategia de investigación-formación-acción. Revista Del IICE, Buuenos Aires, v. 30, p. 17-30, 2011.
SUÁREZ, D. Relatar la experiencia docente: La documentación narrativa del mundo escolar. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 18, n. 50, p. 193-209, 2017.
SUÁREZ, D.; DÁVILA, P.; ARGNANI, A.; CARESSA, Y. Documentación narrativa de experiencias pedagógicas: una propuesta de investigación-formación-acción entre docentes. Cuadernos de IICE, Buenos Aires, n. 6, p. 1-113, 2021.
SUÁREZ, D.; DÁVILA, P.; ARGNANI, A.; CARESSA, Y. Formación docente y narrativas pedagógicas: una apuesta de trabajo en red desde la extensión universitaria. Revista E+ de Extensión Universitaria, Santa Fé, v. 7, n. 7, p. 244-253, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Aline Machado Dorneles, Daniel Hugo Suàrez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.