Documentação narrativa de experiências pedagógicas na formação docente em redes
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1645Resumo
A experiência de realizar um curso sobre Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas em redes desde o Sul e no Sul do Brasil é aqui compartilhada. Nas redes, cultiva-se a beleza do encontro e do reencontro, de ouvir o outro, de valorizar a presença e os sentimentos. Uma história tecida nas ações formativas entre redes de pesquisa de professores, com a escrita de relatos de experiências pedagógicas, a leitura e a conversa com o entorno desses relatos, com os movimentos de reescrita e circulação das experiências dos narradores. A pesquisa (auto)biográfica e narrativa é como uma forma de promover a pesquisa em educação, o trabalho docente e o ofício de ensinar, a construção, a reconstrução e a circulação democrática do conhecimento e do know-how a partir da prática cotidiana.
Downloads
Referências
BATALLÁN, G.; ANDERSON, G.; SUÁREZ, D. Hacia la democratización del conocimiento: El giro participativo en la investigación y en la acción pedagógica. Estudios de resistencia afirmativa en educación. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires, 2022.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. 2. ed. rev. Uberlândia: EDUFU, 2015.
CONNELLY, M.; CLANDININ, J. Relatos de experiencia e investigación narrativa. In: LARROSA, J. et al. Déjame que te cuente: Ensayos sobre narrativas y educación. Barcelona: Laertes, 1995.
DÁVILA, P.; ARGNANI, A.; SUÁREZ, D. Interpretación y conversación entorno de relatos pedagógicos: hacia otra política de (re)conocimiento para la formación docente. In: Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, Zaragoza, v. 33, n. 3, p. 141-158, 2019.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 1995.
DORNELES, A. Cirandar: rodas de investigação na escola. Rio Grande: Editora da FURG, 2021. v. 1.
DORNELES, A. Rodas de investigação narrativa na formação de professores de química: pontos bordados na partilha de experiências. 2016. 145 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) ‒ Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
DORNELES, A.; GALIAZZI, M. do C. Cirandar entre cirandas de escrita: experiência de formação em rede. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 31, n. 66, p. 116-132, 2022.
MORAES, Vinicius. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1998.
SAMPAIO, C. Redes de formação docente: pensar por si é pensar com o outro
In: RIOS, J. (org.) Profissão docente em questão. Salvador: Edufba, 2021.
SUÁREZ, D. A documentação narrativa de experiências pedagógicas como estratégia de pesquisa – ação ‒ formação de docentes. In: PASSEGGI, M. C.; BARBOSA, T. (org.). Narrativas de formação e saberes biográficos. São Paulo: Paulus, 2008.
SUÁREZ, D. El giro pedagógico en el Currículum, la formación y el oficio de enseñar: experiencias, principios e inspiraciones con investigaciones narrativas en educación. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 21, p. 1-24, 2023.
SUÁREZ, D. Giro narrativo y (auto)biográfico y documentación narrativa de experiencias pedagógicas en la investigación y la formación. In: Profissão docente em questão. Salvador: Edufba, 2021. p. 59-74.
SUÁREZ, D. Indagación pedagógica del mundo escolar y formación docente. La documentación narrativa de experiencias pedagógicas como estrategia de investigación-formación-acción. Revista Del IICE, Buuenos Aires, v. 30, p. 17-30, 2011.
SUÁREZ, D. Relatar la experiencia docente: La documentación narrativa del mundo escolar. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 18, n. 50, p. 193-209, 2017.
SUÁREZ, D.; DÁVILA, P.; ARGNANI, A.; CARESSA, Y. Documentación narrativa de experiencias pedagógicas: una propuesta de investigación-formación-acción entre docentes. Cuadernos de IICE, Buenos Aires, n. 6, p. 1-113, 2021.
SUÁREZ, D.; DÁVILA, P.; ARGNANI, A.; CARESSA, Y. Formación docente y narrativas pedagógicas: una apuesta de trabajo en red desde la extensión universitaria. Revista E+ de Extensión Universitaria, Santa Fé, v. 7, n. 7, p. 244-253, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Aline Machado Dorneles, Daniel Hugo Suàrez
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.