Ética em pesquisa nas teses de Doutorado em Educação em um programa de excelência nacional da região Nordeste do Brasil (2017-2022)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1649Resumo
Este artigo aborda o resultado de um estudo que teve como objetivo geral analisar o registro dos procedimentos éticos utilizados em pesquisas de Doutorado na área de Educação, concluídas de 2017 a 2022, em um Programa de Pós-Graduação situado na região Nordeste do Brasil e considerado de excelência nacional (nota 5) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Empregou-se a abordagem mista e o método de pesquisa documental. Aplicou-se a análise estatística para os dados quantitativos e a análise de conteúdo para os qualitativos. No período estudado, foram defendidas 149 teses, obtendo-se acesso a 139 (93,29%). Do total de trabalhos analisados, somente seis (4,32%) foram aprovados por um Comitê de Ética em Pesquisa, e 53 (38,13%) fizeram referência ao uso de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
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Referências
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