Ética em pesquisa nas teses de Doutorado em Educação em um programa de excelência nacional da região Nordeste do Brasil (2017-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1649

Resumo

Este artigo aborda o resultado de um estudo que teve como objetivo geral analisar o registro dos procedimentos éticos utilizados em pesquisas de Doutorado na área de Educação, concluídas de 2017 a 2022, em um Programa de Pós-Graduação situado na região Nordeste do Brasil e considerado de excelência nacional (nota 5) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Empregou-se a abordagem mista e o método de pesquisa documental. Aplicou-se a análise estatística para os dados quantitativos e a análise de conteúdo para os qualitativos. No período estudado, foram defendidas 149 teses, obtendo-se acesso a 139 (93,29%). Do total de trabalhos analisados, somente seis (4,32%) foram aprovados por um Comitê de Ética em Pesquisa, e 53 (38,13%) fizeram referência ao uso de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

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Biografia do Autor

Bruno Carneiro de Andrade, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Ceará (2015) e graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é professor de língua inglesa - Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE).

João Batista Carvalho Nunes, Universidade Estadual do Ceará

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1992), Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela - Espanha (2001), e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Líder do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Laboratório de Analítica, Tecnologia Educacional e Software Livre (LATES). Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará (UECE), atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. No campo da pesquisa, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: analítica da aprendizagem (learning analytics), tecnologias digitais em educação, educação a distância, software livre, ética em pesquisa, formação de professores, política educacional e avaliação educacional. No campo da gestão acadêmica, exerceu vários cargos na UECE: Chefe do Departamento de Educação e Letras da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), Diretor da FACEDI, Coordenador do Núcleo de Educação Continuada e a Distância (NECAD), Vice-Coordenador e Coordenador do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação, Pró-Reitor de Graduação, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Vice-Coordenador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação. Desde 2015, é membro da Comissão de Ética em Pesquisa da ANPEd. Foi Vice-Coordenador Nacional (2015-2017) e Coordenador Nacional do FORPREd/ANPEd (2017-2019). ResearchID: K-9968-2013 ORCID: 0000-0002-1270-0026.

Maurício de Oliveira Paula, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação do Ceará (PPGE-UECE) e professor da rede estadual de ensino do Ceará.

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Publicado

30-11-2023

Como Citar

ANDRADE, B. C. D., NUNES, J. B. C., & PAULA, M. D. O. (2023). Ética em pesquisa nas teses de Doutorado em Educação em um programa de excelência nacional da região Nordeste do Brasil (2017-2022). Horizontes, 41(1), e023038. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1649

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica