Ética em pesquisa nas teses de Doutorado em Educação em um programa de excelência nacional da região Nordeste do Brasil (2017-2022)
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1649Resumo
Este artigo aborda o resultado de um estudo que teve como objetivo geral analisar o registro dos procedimentos éticos utilizados em pesquisas de Doutorado na área de Educação, concluídas de 2017 a 2022, em um Programa de Pós-Graduação situado na região Nordeste do Brasil e considerado de excelência nacional (nota 5) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Empregou-se a abordagem mista e o método de pesquisa documental. Aplicou-se a análise estatística para os dados quantitativos e a análise de conteúdo para os qualitativos. No período estudado, foram defendidas 149 teses, obtendo-se acesso a 139 (93,29%). Do total de trabalhos analisados, somente seis (4,32%) foram aprovados por um Comitê de Ética em Pesquisa, e 53 (38,13%) fizeram referência ao uso de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Downloads
Referências
AMORIM, A. C. R. de; FERRAÇO, C. E.; CARVALHO, I. C. de M.; MAINARDES, J.; NUNES, J. B. C.
Ética e pesquisa em Educação: documento introdutório. In: ANPED. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (org.). Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Volume 1. 1. ed. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. p. 9-26. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_28_junho_2021.pdf. Acesso em: 6 out. 2023. E-book.
ANPED. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Ética na pesquisa em Educação: documento preliminar. Rio de Janeiro: ANPEd, 2017. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/etica_e_pesquisa_em_educacao_texto_para_discussao_1.pdf. Acesso em: 6 out. 2023.
ANPED. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (org.). Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Volume 1. 1. ed. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_28_junho_2021.pdf. Acesso em: 6 out. 2023. E-book.
ANPED. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (org.). Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Volume 2. 1. ed. Rio de Janeiro: ANPEd, 2021. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_v._2_agosto_2021.pdf. Acesso em: 6 out. 2023. E-book.
ANPED. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (org.). Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Volume 3. 1. ed. Rio de Janeiro: ANPEd, 2023. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_volume_3_2023_1.pdf. Acesso em: 6 out. 2023. E-book.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BITTAR, M. A pesquisa em educação no Brasil e a constituição do campo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 33, p. 3-22, 2009. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8667054. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8667054. Acesso em: 10 maio 2023.
BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da constituição federal; altera a lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ano 147, n. 221-A, p. 1-4, 18 nov. 2011. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1000&pagina=1&data=18/11/2011&totalArquivos=12. Acesso em: 6 out. 2023.
BRASIL. Resolução nº 001, de 1988. O Conselho Nacional de Saúde, no uso da competência que lhe é outorgada pelo Decreto nº 93.933 de 14 de janeiro de 1987 [...]. Brasília: Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, [1988]. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/reso_88.htm. Acesso em: 30 mar. 2021.
BRASIL. Resolução nº 196, de 10 de outubro de 1996. O Plenário do Conselho Nacional de Saúde em sua Quinquagésima Nona Reunião Ordinária, realizada nos dias 09 e 10 de outubro de 1996, no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, e pela Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, resolve [...]. Brasília: Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, [1996]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1996/res0196_10_10_1996.html. Acesso em: 6 out. 2023.
BRASIL. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 112, p. 59-62, 13 jun. 2013. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=13/06/2013&jornal=1&pagina=59&totalArquivos=140. Acesso em: 6 out. 2023.
BRASIL. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 98, seção 1, p. 44-46, 24 maio 2016. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=24/05/2016&jornal=1&pagina=44&totalArquivos=80. Acesso em: 6 out. 2023.
DE LA FARE, M.; MACHADO, F. V.; CARVALHO, I. C. M. Breve revisão sobre regulação da ética em pesquisa: subsídios para pensar a pesquisa em educação no Brasil. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 1, p. 247-283, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.9i1.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6390. Acesso em: 17 jun. 2022.
DUARTE, L. F. D. Cronologia da luta pela regulação específica para as Ciências Humanas e Sociais da avaliação da ética em pesquisa no Brasil. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 1, p. 267-286, jan./abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9771. Acesso em: 10 abr. 2023
JOHNSON, R. B.; ONWUEGBUZIE, A. J. Mixed methods research: a research paradigm whose time has come. Educational Researcher, [s. l.], v. 33, v. 7, p. 14-26, 2004. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X033007014. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0013189X033007014. Acesso em: 10 maio. 2023.
MAINARDES, J. A ética na pesquisa em educação: panorama e desafios pós-Resolução CNS nº 510/2016. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 160-173, 2017. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.26878. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/26878. Acesso em: 15 dez. 2017.
MAINARDES, J.; CARVALHO, I. C. M. Autodeclaração de princípios e de procedimentos éticos na pesquisa em Educação. In: ANPED. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (org.). Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Volume 1. 1. ed. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. p. 205-211. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_28_junho_2021.pdf. Acesso em: 6 out. 2023. E-book.
MENDES, E. T. B.; FARIAS, I. M. S.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. Trabalhando com materiais diversos e exercitando o domínio da leitura: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. In: NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; FARIAS, I. M. S.; NUNES, J. B. C. (org.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. v. 3. Fortaleza: EdUECE, 2011. p. 25-42.
MENEZES, J. B. F.; LIMA, A. M. S.; NUNES, J. B. C. Ética na pesquisa: um estudo sobre teses de doutoramento em educação. Horizontes, Itatiba, v. 38, p. 1-16, e020051, 2020. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.897. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/897. Acesso em: 15 mar. 2021.
NUNES, J. B. C. Pesquisas online. In: ANPED. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (org.). Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Volume 1. 1. ed. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. p. 146-154. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_28_junho_2021.pdf. Acesso em: 6 out. 2023. E-book.
NUNES, J. B. C. Ética em Pesquisa nas dissertações e teses da área de Educação: um olhar para a região Nordeste. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, p. 1-22, 2021a. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17319.065. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/17319. Acesso em: 5 jun. 2022.
NUNES, J. B. C. Busca de literatura científica na área de Educação. In: NUNES, J. B. C.; FARIAS, I. M. S.; NOBREGA-THERRIEN, S. M. (org.). Pesquisa científica para iniciantes: retomando o debate. 1. ed. Fortaleza: Editora da UECE, 2021b. p. 11-23.
PINTO, C. A. S.; MENDONÇA, L. de O. S.; MONTE, T. da C. L. do; NUNES, J. B. C. Ética em pesquisa: análise das dissertações de um mestrado em Educação cearense. Educação, Porto Alegre, v. 44, n. 2, p. 1-13, e34020, 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.2.34020. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/34020. Acesso em: 15 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bruno Carneiro de Andrade, João Batista Carvalho Nunes, Maurício de Oliveira Paula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.