Questões éticas e epistemológicas no campo da pesquisa em educação

o desafio de se pesquisar com crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1655

Resumo

O presente artigo objetiva produzir reflexões sobre questões nodais no campo da pesquisa em educação, particularmente, os desafios éticos e epistemológicos de se pesquisar com crianças. Consideram-se algumas singularidades da produção científica, tais como a perspectiva qualitativa de investigação, para a qual um dos desafios da pesquisa com crianças envolve reconhecer esse grupo como categoria social e política. O referencial teórico usado baseou-se nos estudos sociais da infância, a partir de revisão bibliográfica, focalizando o mergulho em estudos com crianças e seus pressupostos. Aponta-se para a necessidade de procedimentos teórico-metodológicos que contemplem uma perspectiva ética e alteritária, em diálogo com as concepções de infância subjacentes nas pesquisas com crianças.

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Biografia do Autor

Fabiana Nery de Lima Pessanha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Educação pelo (PPGEDU) - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Faculdade de Formação de Professores (FFP). Mestre em Educação (UERJ - 2017) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2003). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da(s) Infância(s), Formação de Professores e Diversidade Cultural (GIFORDIC). Atualmente, atua como Pedagoga - Supervisora Educacional - na Fundação Municipal de Educação de Niterói/RJ (FME) e como Professora Inspetora Escolar - na Secretaria de Estado de Educação/RJ (SEEDUC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Planejamento e Avaliação Educacional.

Florentino Maria Lourenço, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais Mestre em Pedagogia e Didactica pela Universidade Metodista Unida de Mocambique (2020). Actualmente professor universitário e pesquisador sobre diferença, cultura e currículo. Bolsista da CAPES pelo programa ProAfri. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da(a)s Infância(s), Formação de Professores (as) e Diversidade Cultural (GIFORDIC-FFP/UERJ).

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Publicado

16-12-2023

Como Citar

Pessanha, F. N. de L. ., & Lourenço, F. M. . (2023). Questões éticas e epistemológicas no campo da pesquisa em educação: o desafio de se pesquisar com crianças. Horizontes, 41(1), e023054. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1655

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica