Ética em pesquisa e a formação do pesquisador na área da Educação no interior de um grupo de estudos e pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1656

Resumo

Neste artigo, objetiva-se descrever, primariamente, a experiência de formação de pesquisadores no campo da ética em pesquisa no interior de um grupo de estudos e pesquisas em Educação. Entendendo o ofício do pesquisador como fruto de uma constituição histórica e filosófica, indagou-se quais ações desenvolvidas podem evidenciar a capacidade de uma consciência ética. Por meio de uma revisão de literatura, analisaram-se a possibilidade e a importância de os grupos serem lugares de forjar a formação ética de pesquisadores estudiosos e praticantes de ações pautadas em uma ética de responsabilidade em pesquisa.

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Biografia do Autor

Sônia Aparecida Siquelli, Universidade São Francisco-USF


Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), com Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Universidade São Francisco (USF), Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ética, Política e História da Educação Brasileira-GEPHEB. EmaiL: soniapsiquelli@gmail.com

Sônia Aparecida Siquelli
Universidade São Francisco
https://orcid.org/0000-0002-6353-6940 

 

 

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Publicado

06-12-2023

Como Citar

Siquelli, S. A. (2023). Ética em pesquisa e a formação do pesquisador na área da Educação no interior de um grupo de estudos e pesquisas . Horizontes, 41(1), e023050. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1656

Edição

Seção

Seção Temática: Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica