Ética em pesquisa e a formação do pesquisador na área da Educação no interior de um grupo de estudos e pesquisas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1656

Abstract

Abstract

This article aims to describe the experience of training researchers in the field of research ethics within the group of studies and research in education. Understanding the researcher's craft as the result of a historical and philosophical constitution, inquire in training what actions are developed to demonstrate the capacity of an ethical conscience. Through a literature review, the description of the training trajectory in the field of ethics of a researcher and two researchers in education, highlight the possibility and importance of groups being places to forge the ethical training of researchers who are studious and practitioners of actions based on an ethics of responsibility in research.

 

Keywords: Researcher's ethical formation; Study and research groups; Ethics in Education; Academic Integrity.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sônia Aparecida Siquelli, Universidade São Francisco-USF


Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), com Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Universidade São Francisco (USF), Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ética, Política e História da Educação Brasileira-GEPHEB. EmaiL: soniapsiquelli@gmail.com

Sônia Aparecida Siquelli
Universidade São Francisco
https://orcid.org/0000-0002-6353-6940 

 

 

References

ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

ARENDT, H. Entre o passado e o presente. São Paulo: Perspectiva, 2011.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ed.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. Volume 1. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_28_junho_2021.pdf?_ga=2.166387646.1635477448.1628647253-1379707538.1579529495. Acesso em: 28 ago. 2023.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ed.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. Volume 2. Rio de Janeiro: ANPEd, 2021. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_v._2_agosto_2021_1.pdf. Acesso em: 1 set. 2023.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ed.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. Volume 3. Rio de Janeiro: ANPEd, 2023. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_volume_3_2023_1.pdf. Acesso em: 1 set. 2023.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA. Orientações aos docentes e pesquisadores: assédio à pesquisa, liberdade acadêmica e liberdade de cátedra. [S. l.]: Anpof, 2021. Disponível em: https://www.anpof.org/wlib/ckfinder/userfiles/files/Cartilha%20Anpof(1).pdf. Acesso em: 1 set. 2023.

BRASIL. Resolução no 196, de 10 de outubro de 1996. O Plenário do Conselho Nacional de Saúde em sua Quinquagésima Nona Reunião Ordinária, realizada nos dias 09 e 10 de outubro de 1996, no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, e pela Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, resolve [...]. Brasília: Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, [1996]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1996/res0196_10_10_1996.html. Acesso em: 1 set. 2023.

BRASIL. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 112, p. 59-62, 13 jun. 2013.

BRASIL. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 98, seção 1, p. 44-46, 24 maio 2016.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Ética e integridade na prática científica. Brasília: CNPq, 2011. Disponível em: http://www.pse.uem.br/documentos/normas-e-regulamentos/cnpq-etica.pdf. Acesso em: 28 ago. 2023.

DE LA FARE, M. Ética no processo de formação de pesquisadores. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ed.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. Volume 1. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. p. 188-195. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_28_junho_2021.pdf?_ga=2.166387646.1635477448.1628647253-1379707538.1579529495. Acesso em: 28 ago. 2023.

DE LA FARE, M.; CARVALHO, I. C. de M.; PEREIRA, M. V. Ética e pesquisa em educação: entre a regulação e a potencialidade reflexiva da formação. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 192-202, 2017. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.27603

DINIZ, D.; GUILHEM, D. O que é bioética. São Paulo: Brasiliense, 2008.

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Código de boas práticas científicas. São Paulo: Fapesp, 2014. Disponível em: https://fapesp.br/boaspraticas/2014/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas.pdf. Acesso em: 28 ago. 2023.

HABERMAS, J. Comentários à ética do discurso. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.

HERMANN, N. Ética. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ed.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. Volume 1. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. p. 27-35. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_28_junho_2021.pdf?_ga=2.166387646.1635477448.1628647253-1379707538.1579529495. Acesso em: 20 jun. 2022.

JESUS, D. M. de. Integridade na coleta, na produção e na análise de dados. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ed.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. Volume 1. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. p. 127-131. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_28_junho_2021.pdf?_ga=2.166387646.1635477448.1628647253-1379707538.1579529495. Acesso em: 18 jun. 2022.

MAINARDES, J. A ética na pesquisa em Educação: panorama e desafios pós Resolução CNS nº 510/2016. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 160-173, maio/ago. 2017.

MAINARDES, J.; CARVALHO, I. C. M. Autodeclaração de princípios e de procedimentos éticos na pesquisa em educação. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ed.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. Volume 1. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. p. 205-211. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_28_junho_2021.pdf?_ga=2.166387646.1635477448.1628647253-1379707538.1579529495. Acesso em: 1 set. 2023.

MAINARDES, J.; CURY, C. R. Ética na pesquisa: princípios gerais. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ed.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. Volume 1. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. p. 36-45. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_28_junho_2021.pdf?_ga=2.166387646.1635477448.1628647253-1379707538.1579529495. Acesso em: 28 ago. 2022.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Educação de qualidade para todos: um assunto de direitos humanos. 2. ed. Brasília: UNESCO, OREALC, 2008. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/livros/edh/a_pdf/livro_educa_qualidade_assunto_dh.pdf. Acesso: 22 nov. 2023

PEIXOTO, P. Ética e regulação da pesquisa nas Ciências Sociais na sociedade do consentimento. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 150-159, maio/ago. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.27005

SIQUELLI, S. A. A ética na formação do professor. 2000. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontíficia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2000.

SIQUELLI, S. Aspectos éticos em dissertações e teses do PPGE/UFSCar à luz da Resolução CNS 196/96. 2011. 116 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2273?show=full. Acesso em: 8 out. 2023.

SIQUELLI, S. Revisão ética de projetos de pesquisas: aspectos normativos. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ed.). Ética e pesquisa em educação: subsídios. Volume 1. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. p. 46-54. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_28_junho_2021.pdf?_ga=2.166387646.1635477448.1628647253-1379707538.1579529495. Acesso em: 1 set. 2023.

SIQUELLI, S. A.; HAYASHI, M. C. P. I. Ética em pesquisa de educação: uma leitura a partir da Resolução 196/96 com expectativas da Resolução 466/12. Revista História & Perspectivas, Uberlândia, v. 27, n. 52, p. 65-81, jan./jul. 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/30961. Acesso em: 22 nov. 2023.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Guia de boas práticas cientificas. São Paulo: USP, 2019. Disponível em: https://prp.usp.br/wp-content/uploads/sites/649/2016/05/PRP_Guia-de-Boas-Pr%C3%A1ticas-Cientificas_2019_2-1.pdf. Acesso em: 1 set. 2023

Published

2023-12-06

How to Cite

Siquelli, S. A. (2023). Ética em pesquisa e a formação do pesquisador na área da Educação no interior de um grupo de estudos e pesquisas . Horizontes, 41(1), e023050. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1656

Issue

Section

Seção Temática: Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica