Diálogos e compromisso intermulticulturais nas práticas pedagógicas em sala de aula: experiências colaborativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1659

Resumo

Este artigo objetiva identificar as concepções de pedagogia multi e intercultural no espaço escolar e caracterizar indícios de diálogo intermulticultural nas práticas pedagógicas da(o)s partícipes da pesquisa. A discussão acompanha os estudos de Canen (2014), Odina (2003, 2004), Pieroni, Fermino e Caliman (2014) e Santos (1999). Utilizam-se os trabalhos sobre pesquisa colaborativa de Pimenta (2005). Nos diálogos com os seis professora(e)s dos anos iniciais do Ensino Fundamental, trabalha-se com a proposta de Ibiapina (2008). O estudo também se subsidia na análise de conteúdo de Bardin (2016). A(o)s partícipes reconhecem a dificuldade de trabalhar com a diversidade cultural e as diferenças das pessoas, bem como a necessidade de mudar suas práticas no espaço escolar.

 

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Biografia do Autor

Simone de Jesus Sena da Silva Sousa, Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED/UFPI (2020). Especialista em Docência para o Ensino Superior (IESM). Especialista em Supervisão e Gestão Educacional (IESM). Atuei como Professora Formadora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica - UFPI ( 2014-2015). Atuando como Professora efetiva da rede de Ensino Municipal de Teresina - Piauí. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2011). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/AF (2009-2011). É membro do Núcleo de Pesquisa sobre Formação e Profissionalização em Pedagogia - NUPPED. Atuando nos seguintes temas: Dimensão política da formação do educador; A construção da identidade do pedagogo. Estágios extracurriculares. Sociedade Multicultural.Educação Multicultural. Gestão multicultural. Docência Superior. Pedagogia Intermulticultural. prática Pedagógica.

Carmen Lúcia de Oliveira Cabral, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1985), graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1988), mestrado em Mestrado Em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Cursou o pós-doutorado em educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 2013. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Piauí, docente no curso de licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve e acompanha pesquisas no campo das Ciências Humanas, na área de Educação principalmente nos temas: educação, formação docente, práticas na docência (educativa, pedagógica e docente), pedagogia, ensino, filosofia e filosofia da educação.

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Publicado

21-12-2023

Como Citar

Sousa, S. de J. S. da S., & Cabral, C. L. de O. . . (2023). Diálogos e compromisso intermulticulturais nas práticas pedagógicas em sala de aula: experiências colaborativas. Horizontes, 41(1), e023056. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1659