Diálogos e compromisso intermulticulturais nas práticas pedagógicas em sala de aula: experiências colaborativas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1659

Abstract

Este artigo objetiva identificar as concepções de pedagogia multi e intercultural no espaço escolar e caracterizar indícios de diálogo intermulticultural nas práticas pedagógicas da(o)s partícipes da pesquisa. A discussão acompanha os estudos de Canen (2014), Odina (2003, 2004), Pieroni, Fermino e Caliman (2014) e Santos (1999). Utilizam-se os trabalhos sobre pesquisa colaborativa de Pimenta (2005). Nos diálogos com os seis professora(e)s dos anos iniciais do Ensino Fundamental, trabalha-se com a proposta de Ibiapina (2008). O estudo também se subsidia na análise de conteúdo de Bardin (2016). A(o)s partícipes reconhecem a dificuldade de trabalhar com a diversidade cultural e as diferenças das pessoas, bem como a necessidade de mudar suas práticas no espaço escolar.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Simone de Jesus Sena da Silva Sousa, Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED/UFPI (2020). Especialista em Docência para o Ensino Superior (IESM). Especialista em Supervisão e Gestão Educacional (IESM). Atuei como Professora Formadora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica - UFPI ( 2014-2015). Atuando como Professora efetiva da rede de Ensino Municipal de Teresina - Piauí. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2011). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/AF (2009-2011). É membro do Núcleo de Pesquisa sobre Formação e Profissionalização em Pedagogia - NUPPED. Atuando nos seguintes temas: Dimensão política da formação do educador; A construção da identidade do pedagogo. Estágios extracurriculares. Sociedade Multicultural.Educação Multicultural. Gestão multicultural. Docência Superior. Pedagogia Intermulticultural. prática Pedagógica.

Carmen Lúcia de Oliveira Cabral, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1985), graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1988), mestrado em Mestrado Em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Cursou o pós-doutorado em educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 2013. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Piauí, docente no curso de licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve e acompanha pesquisas no campo das Ciências Humanas, na área de Educação principalmente nos temas: educação, formação docente, práticas na docência (educativa, pedagógica e docente), pedagogia, ensino, filosofia e filosofia da educação.

References

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. rev. amp. São Paulo: Edições 70, 2016.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. A reprodução. 3. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

CANEN, A. Currículo para o desafio à xenofobia: algumas reflexões multiculturais na educação. Conhecimento e Diversidade, Niterói, v. 6, n. 11, p. 89-98, jan./jun. 2014. Disponível em:

https://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/ article/view/1742. Acesso em: 17 abr. 2019.

CHARLOT, B. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. Tradução Maria José do Amaral Ferreira. São Paulo: Cortez, 2014. E-book.

DANTAS, S. D. (org.). Diálogos Interculturais: reflexões interdisciplinares e intervenções Psicossociais. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, 2012.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1997.

GONÇALVES, J. A. Interculturalidade e formação de professores. Enclave Pedagógica, Huelva, v. 1, n. 1, p. 99-114, ago. 2015. Disponível em: https://www.uhu.es/publicaciones/ojs/index.php/xxi/article/download/.../815. Acesso em: 10 set. 2019.

GUNDARA, J. S. O futuro dos estudos interculturais. In: COWEN, R; KAZAMIAS, A. M; ULTERHATE, E. Educação comparada: panorama internacional e perspectivas. Brasília, DF: UNESCO: CAPES, 2012. p. 435-456.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. 2. ed. Tradução Luiz Repa. São Paulo: Ed. 34, 2009.

IBIAPINA, I. M. L. de M. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília, DF: Liber, 2008.

ODINA, T. A. Pedagogia Intercultural. Madrid: Edígrafos, 2003.

ODINA, T. A. Investigación em educación intercultural. Educatio Siglo XXI: Revista de la Facultad de Educación, Murcia, v. 22, n. 1, p. 39-57, ago. 2004. Disponível em: https://www.revistas.um.es/educatio/article/view/98/0. Acesso em: 15 mar. 2019.

PIERONI, V.; FERMINO, A.; CALIMAN, G. Pedagogia da alteridade: para viajar a Cosmópolis. Brasília, DF: Liber, 2014.

PIMENTA, S. G. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado partir de experiências com a formação docente. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, set/dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/9HMYtvM7bpRtzLv6XyvwBxw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 jun. 2019.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (org.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2006.

SANTOS, B. de S. A construção multicultural da igualdade e da diferença. Oficina do Centro de Estudos Sociais, Coimbra, n. 135, jan. 1999. Disponível em: www.ces.uc.pt/publicacoes/135/135.pdf. Acesso em: 29 nov. 2012.

SANTOS, B. S. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. In: SANTOS, B. S (org.). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p. 427-461.

SILVA, V. A. de; REBOLO, F. A educação intercultural para a escola e para o professor. Interações, Campo Grande, v. 18, n. 1, p. 179-190, jan./mar. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/inter/a/qPLYDcBpqSgrLYKh5PfgjWw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2020.

SOUSA, S. J. S. S.; CABRAL, C. L. O. Reflexões sobre a prática da pedagogia multicultural e intercultural. Teresina, 2019. Texto de circulação fechada.

VIEIRA, R. Mentalidades, escola e pedagogia intercultural. Educação, Sociedade e Culturas, Coimbra, v. 1, n. 4, p. 127-147, ago. 1995. Disponível em: http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC4/4-6-vieira.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019.

Published

2023-12-21

How to Cite

Sousa, S. de J. S. da S., & Cabral, C. L. de O. . . (2023). Diálogos e compromisso intermulticulturais nas práticas pedagógicas em sala de aula: experiências colaborativas. Horizontes, 41(1), e023056. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1659