A escola como lugar de redenção:

pistas de devir-criança do brincar

Autores

  • Adilson Cristiano Habowski Universidade La Salle - Unilasalle / Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, https://orcid.org/0000-0002-9059-728X
  • Cleber Gibbon Ratto Universidade La Salle - Unilasalle

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1669

Palavras-chave:

Crianças, Brincar, Tecnologias digitais, Redenção, Linhas de fuga

Resumo

Este texto explora as linhas de fuga do dispositivo da redenção, valendo-se de pesquisas já realizadas sobre o brincar das crianças em relação às tecnologias digitais na Educação. Nesse dispositivo, observa-se que os discursos frequentemente enfatizam a escola como um lugar para preservar as brincadeiras consideradas tradicionais e como um ambiente para experimentar maneiras de “brincar melhor com as tecnologias digitais”. Assim, ela é considerada um local de redenção. Neste texto, discute-se que, no agenciamento do dispositivo da redenção, surgem brechas na normalização, virtuais linhas de fuga, e acontecimentos em potencial, nos quais, ao brincar junto das crianças e com elas, cria-se espaço para um devir-criança no próprio ato de brincar, atualizando a inventividade de novos mundos.

Palavras-chave: Crianças. Brincar. Tecnologias digitais. Redenção. Linhas de fuga.

 

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Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle - Unilasalle / Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI,

Pós-doutorando no PPGEdu da Universidade La Salle. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade La Salle - Canoas/RS. Graduação em Teologia (2017) e Pedagogia (2022); e Especialização em Docência no Ensino Superior (2019). Atualmente é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, integrante da Linha de Pesquisa Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias.

 

Cleber Gibbon Ratto, Universidade La Salle - Unilasalle

Doutor em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas–RS– Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

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Publicado

02-07-2024

Como Citar

Habowski, A. C., & Gibbon Ratto, C. (2024). A escola como lugar de redenção: : pistas de devir-criança do brincar. Horizontes, 42(1), e023101. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1669