A escola como lugar de redenção:
pistas de devir-criança do brincar
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1669Keywords:
Crianças, Brincar, Tecnologias digitais, Redenção, Linhas de fugaAbstract
Este texto explora as linhas de fuga do dispositivo da redenção, valendo-se de pesquisas já realizadas sobre o brincar das crianças em relação às tecnologias digitais na Educação. Nesse dispositivo, observa-se que os discursos frequentemente enfatizam a escola como um lugar para preservar as brincadeiras consideradas tradicionais e como um ambiente para experimentar maneiras de “brincar melhor com as tecnologias digitais”. Assim, ela é considerada um local de redenção. Neste texto, discute-se que, no agenciamento do dispositivo da redenção, surgem brechas na normalização, virtuais linhas de fuga, e acontecimentos em potencial, nos quais, ao brincar junto das crianças e com elas, cria-se espaço para um devir-criança no próprio ato de brincar, atualizando a inventividade de novos mundos.
Palavras-chave: Crianças. Brincar. Tecnologias digitais. Redenção. Linhas de fuga.
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