Figuras e figuras geométricas: uma investigação sob a luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1676

Resumo

A investigação acerca do ensino e aprendizagem da Geometria tem se mostrado promissora no campo da Educação Matemática. Porém, o tratamento relativo a figuras e figuras geométricas ainda se mostra escasso nesse contexto. Esta pesquisa tem por objetivo compreender quais são os conhecimentos sobre figuras geométricas planas e espaciais que possuem os graduandos e os professores de Matemática que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior. Para tanto, adotamos procedimentos teórico-metodológicos apoiados em métodos qualitativos. Participaram da pesquisa vinte e três sujeitos, sendo professores e alunos de Licenciatura em Matemática. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line disponibilizado no Google Drive, tendo sido utilizada a Teoria dos Registros de Representação Semiótica para suas análises. Os resultados revelam que a compreensão dos objetos geométricos tem avançado, uma vez que os atuais graduandos em Matemática apresentaram respostas adequadas e precisas durante a investigação proposta. Com base nos resultados, é possível inferir que houve uma mudança no processo de ensino e aprendizagem da Geometria, quando comparamos as respostas dos sujeitos – graduandos e professores. Por fim, relacionar esse componente com a prática pedagógica e buscar meios para que seu ensino e aprendizagem se mostrem mais significativos é algo notório entre as falas dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Camargo dos Passos Barros , Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - Unespar - Campo Mourão (2021). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE-UEM). Membro do grupo de pesquisa Educação Escolar, Formação e Teoria Crítica. Possui experiência com o software GeoGebra e na produção de vídeos digitais em Educação Matemática.

Mariana Moran , Universidade Estadual de Maringá

Professora Associada do Departamento de Matemática (DMA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), professora do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e professora do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PRPGEM) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Camila Bonini Araújo Cassoli, Universidade Estadual de Maringá

Professora de Matemática formada no curso de Licenciatura em Ciências Exatas com habilitação em Matemática, na Universidade Federal do Paraná Campus avançado de Jandaia do Sul. Mestre na área de Educação Matemática do programa de pós graduação PRPGEM da Universidade Estadual do Paraná campus de Campo Morão. Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Educação para ciências e matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora de Matemática da rede publica e privada. Área de pesquisa: Didática Francesa, Ensino da Geometria, Criatividade Matemática e Processos Cognitivos do Ensino da Geometria, apreensões geométricas, Teoria dos Registros de Representação semiótica. Familiaridade com modelagem Matemática.

Referências

ALMOULOUD, S. A.; MARINQUE, A. L., SILVA, M. J. F; CAMPOS, T. M. M. A geometria no ensino fundamental: reflexões sobre uma experiência de formação envolvendo professores e alunos. Revista Brasileira de Educação. [on line]. 2004, n. 27. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/xzRGKxDRJ6XS4ZXxLnBTkFL/?format=pdf&lang=pt. Acesso: 30 mar. 2023.

ARAÚJO, M. A. S. Porque ensinar geometria nas séries iniciais de 1º grau. Educação Matemática em Revista, Blumenau, n.3, p.12-16, jul-dez, 1994. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/1322. Acesso: 28 mar. 2023.

BARDINI, L. C; AMARAL-SCHIO; MAZZI, L. C. Aspectos do cotidiano e a geometria nos livros didáticos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Educação Matemática Sem Fronteiras – EMSF, v.1, n.1, p.61-76, jan-jun, 2019. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/10642/7125. Acesso: 25 abr. 2023.

BARROS, R. C. P. Entre o plano e o espaço: as relações entre figuras planas e espaciais em uma coleção de livros didáticos de matemática para os anos finais do ensino fundamental. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

CARVALHO, M. A. S.; TUCCI, A. M. F. C. O ensino de geometria não euclidiana na educação básica. In: XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 26 a 30 de junho, 2011, Recife. Anais [...] Pernambuco: CIAEM-IACME, 2011. p. 1–10.

CASSOLI, C. (2022). As contribuições de Tarefas Criativas nas fases da aprendizagem da circunferência no Ensino Fundamental. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, 2021.

COSTA, A. C; BERMEJO A. P. B; MORAIS, M. S. F. (2009). Análise do ensino de geometria espacial. Anais do X Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Ijuí, RS: SBEM. 2009. Disponível em: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CC/CC_49.pdf. Acesso: 05 jan. 2023.

DUVAL, R. La notion de registre de représentation sémiotique et l’analyse du fonctionnement cognitif de la pensée. Curso dado à PUC/SP, 1997.

DUVAL, R. Geometry From a Cognitive Point of View. In: MAMMANA, C.; VILLANI, V. Perspectives on the Teaching of Geometry for the 21st Century: An ICMI study. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1998. p. 37-52.

DUVAL, R. Semiosis y pensamento humano: registros semióticos y aprendizajes intelectuales. Tradução Myriam Veja Restrepo. Santiago de Cali: Ed. Peter Lang, 2004.

DUVAL, R. Les conditions cognitives de lápprentissage de la géométrie: développement de la visualisation, différenciation des raisonnements et coordination de leurs fonctionnements. Annales de Didactique et de Sciences Cognitives, n. 10, p. 5-53, 2005.

DUVAL, R. Semiósis e Pensamento Humano: Registros semióticos e aprendizagens intelectuais. (fascículo I). Tradução de Lenio Fernandes Levy e Marisa Rosâni Abreu da Silveira. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

DUVAL, R. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. Org. Tânia M. M. Campos. Trad. Marlene Alves Dias. São Paulo: PROEM, 2011.

DUVAL, R. Abordagem cognitiva de problemas de geometria em termos de congruência. Trad. Méricles Thadeu Moretti. Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianópolis, v. 07, n. 1, p.118-138, 2012.

DUVAL, R. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Trad. MORETTI, M. T. REVEMAT, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 266-297, 2012b.

FISCHBEIN, E. The Theory of Figural Concepts. Educational Studies in Mathematics, v. 24, p. 139-162, 1993. Netherlands.

FLORES, C.; MORETTI, M. O funcionamento cognitivo e semiótico das representações gráficas: Ponto de análise para aprendizagem Matemática. In: Reunião Anual da ANPED, GT19: Educação Matemática, 28, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPED, 2005, p. 1-13. Disponível em: http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_28/funcionamento.pdf. Acesso: 10 fev. 2023.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2011.

IMAFUKO, D. B. S. O Ensino de área de figuras planas nos livros didáticos na transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental. 2019, 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2019.

KALEFF, A. M. M. R. (2008). Tópicos em Ensino de Geometria: a sala de aula frente ao laboratório de ensino e à história da geometria. Rio de Janeiro: UFF/ UAB/CEDERJ.

KLUPPEL, G. T.; BRANDT, C. F. Reflexões sobre o ensino da Geometria em livros didáticos à luz da teoria de representações semióticas segundo Raymond Duval. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - ANPED SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012.

LIAO, T; ALMEIDA, S. R. M; MOTTA, M. S. Desenvolvimento de conceitos geométricos com alunos de um curso de pedagogia por meio de atividades envolvendo a realidade aumentada. Revista Eletrônica de Educação Matemática. v. 16, p. 01-18, jan-dez, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/76092. Acesso: 10 jan. 2023.

LOCATELLI, S. C. Ensino de Geometria: o que revelam as tarefas escolares? 2015. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015.

LORENZATO, Sergio. Por que não ensinar Geometria? Educação Matemática em Revista, SBEM, Brasília, n. 4, p. 3-13, 1995. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/27521/. Acesso: 22 jan. 2023.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual: discursiva. 3. ed. Revisada e Ampliada. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

MOREIRA, M. A. Modelos mentais. Investigações em Ensino de Ciências, v.1, n. 3, p.193-232, 1996. Disponível em: file:///C:/Users/Windows/Downloads/admin,+v1_n3_a1.pdf. Acesso: 15 fev. 2023.

MORETTI, M. T. REVEMAT, Florianópolis v. 7, n. 1, p. 118-138, 2012a.

MORETTI, M. T. Semiosfera do olhar: um espaço possível para a aprendizagem da geometria. Acta Scientiae, Canoas, v. 15, n. 2, p. 289-303, mai-ago, 2013. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/568. Acesso: 19 jan. 2023.

MORETTI, M. T.; BRANDT, C. F. Construção de um desenho metodológico de análise semiótica e cognitiva de problemas de geometria que envolvem figuras. Educação Matemática Pesquisa, v. 17, n. 3, p. 597-616. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/26177/. Acesso: 12 jan. 2023.

NCTM. Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: APM, 2007.

OLIVEIRA, R. B.; LOPEZ, L. Q.; CARDOSO, V. C. A interface da geometria plana à espacial: um estudo a partir dos triângulos e dos sólidos de Platão. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, São Paulo. Anais... São Paulo: SBEM/SP, 2016. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/4613_3825_ID.pdf . Acesso: 15 fev. 2023.

PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. Zetetiké, FE - Unicamp, v. 1, n. 1, p. 7-17, 1993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646822/13724/. Acesso em: 19 jun. 2023.

PAVANELLO, R. M.; ANDRADE, R. N. G. Formar para ensinar geometria: um desafio para as licenciaturas em Matemática. Educação Matemática em Revista, SBEM, v. 9, n. 11 a, p. 78-87, 2002.

RODRIGUES, J. G. M.; SILVA, J. F. L. Linguagens partilhadas e contextualização do ensino: uma análise nos itens de geometria do ENEM. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6356. Acesso em: 20 abr. 2023.

SETTIMY, T. F. O.; BAIRRAL, M. A. Dificuldades envolvendo a visualização em geometria espacial. VIDYA, v. 40, n. 1, p. 175-195. doi: 10.37781/vidya. v40i1.3219. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3219. Acesso: 07 fev. 2023.

SILVA, P. V.; SANTOS. L. Compreensão da Representação Bidimensional de Policubos por Alunos do 6º ano em Tarefas de Avaliação Externa. Bolema, Rio Claro (SP), v. 32, n. 62, p. 847-868, dez, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/CMGBZgtXHCkphvCJX7B5qjc/. Acesso: 16 fev. 2023.

SOUSA, C. V.; MONTELO, A. L. B.; SARAIVA, W.P.; LEITE, L. S. A importância de trabalhar a geometria fractal na formação dos docentes de matemática. In: V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2018, Recife. Anais [...]. Pernambuco: CECON-PE, 2018. p.1-5.

Downloads

Publicado

03-12-2023

Como Citar

Barros, R. C. dos P., Moran Barroso, M. ., & Cassoli, C. B. A. . (2023). Figuras e figuras geométricas: uma investigação sob a luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Horizontes, 41(1), e023047. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1676