Formação profissional de mulheres da área da Construção Civil do estado de Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1677

Resumo

Este artigo é parte integrante de uma pesquisa ação que abordou o saber apreender no projeto Derrubando barreiras: mulheres na construção civil e o sistema Light Steel Frame LSF, que uniu professores e estudantes da instituição, em parceria com a iniciativa privada e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso - FAPEMAT. As participantes foram mulheres discentes dos cursos do ensino Médio Integrado e Subsequente em Edificações e Agrimensura, assim como dos cursos Superiores em Tecnologia de Construção de Edifícios e Controle de Obras. Obtivemos os seguintes resultados: fomento da emancipação da mulher, transformação social, edificação de laboratório em LSF, promoção de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e verticalização do ensino na práxis da Educação Profissional e Tecnológica EPT.

Palavras-chave: Práticas Educativas. Formação profissional e tecnológica. Construção civil. Mulher e trabalho.

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Biografia do Autor

Ângela Fátima da Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Doutora em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Mestre em Geotecnia pela Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Especialista em Auditoria, Avaliações e Perícias em Engenharia pelo IPOG, Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação Scricto sensu em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT IFMT.

Sueli Correa Lemes Valezi, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Doutora em Estudos da Linguagem pela UEL-Londrina-PR (2014). Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005). Professora efetiva de cursos de nível médio, técnico, tecnológico e bacharelado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cuiabá. É coordenadora do Grupo de Pesquisa GEELLI/IFMT e docente do Programa de Mestrado Profissional - ProfEPT, no Campus Cuiabá.

Ernany Paranaguá da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Santa Úrsula - RJ. Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo Campus de São Carlos. Professor do  Instituto Federal de Educação Tecnológica do Mato Grosso em regime de Dedicação Exclusiva (Ago/2008). 

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Publicado

29-03-2024

Como Citar

Rocha, A. F., Correia Lemes Valezi, S. ., & Paranaguá da Silva, E. . (2024). Formação profissional de mulheres da área da Construção Civil do estado de Mato Grosso. Horizontes, 42(1), e023060. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1677