Formação profissional de mulheres da área da Construção Civil do estado de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1677Abstract
This paper is part of an action research focused on learning how to learn in the project Breaking barriers: women in the Civil Construction and the Light Steel Frame (LSF) system which joined researchers of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso (IFMT) in partnership with the private sector and sponsored by FAPEMAT. It aimed to develop scientific and practical knowledge among students of the Integrated and Subsequent High School courses and undergraduates of the Higher Education in Civil Construction area. The results showed: women’s empowerment growth in Civil Construction able to promote social transformation due to the action-reflection-action in building a laboratory in LSF with interdisciplinarity, multidisciplinary and verticalization of teaching.
Downloads
References
BAPTISTA, M. N.; CAMPOS, D. C. Metodologias de pesquisa em ciências: análises quantitativa e qualitativa. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
BARBIER, R. Pesquisa-ação e educação: compartilhando princípios na construção de conhecimentos e no fortalecimento comunitário para o enfrentamento de problemas. Revista Educação e Sociedade, v.34, n.122, p.155-173, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação - Conselho Nacional De Educação - Câmara De Educação Básica. Resolução CNE/CEB 6/2012. Diário Oficial da União, Brasília, 21 de setembro de 2012, Seção 1, p. 22.
BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Disponível em: http://cnct.mec.gov.br/cursos/curso?id=94. Acesso em 30 out. 2022.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 5 ed. - São Paulo: Cortez, 2001.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2012.
GADOTTI, M. Dialética: Concepção e Método. In: GADOTTI, M. Pedagogia da práxis. n.4. São Paulo: Cortez, 2004. p. 93-119.
GADOTTI, M. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 12. ed. São Paulo: Cortez Editora. 2021.
GATTI, B. A. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 28, n. 1, abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.21573/vol28n12012.36066.
GATTI, B. A. Pesquisar em educação: considerações sobre alguns pontos chaves. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.6, n. 19, p. 25-35, 2006.
GIL, C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Projeto Pedagógico de Curso Técnico Em Edificações Integrado ao Nível Médio - Modalidade Presencial - Resolução do CONSUP nº 029 de 03 de março de 2016. Disponível em: http://cba.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/cursoscampuscuiabaintegrado/ Acesso em 30 set. 2021.
KUENZER, A. Z. (org.). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
LIBÂNEO, J. C. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na Educação. In: LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. (org.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. 1ed.Campinas (SP): Alínea, 2005. p. 19-62.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
POMARO, H.; CARREGARI, L. Tecnologia, industrialização e sustentabilidade. Micura Light Steel Framing, 1° ed. São Paulo, MicTech Cursos e Treinamento, 2015.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Universidade FEEVALE, 2013.
RIZATTI, I. M. et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de trabalho: Actio: docência em Ciências, Curitiba, v.5, p.1-17, 2020. DOI: 10.3895/actio.v5n2.12657
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
SANTIAGO, A. K. Steel Framing: arquitetura. Série Manual de Construção em Aço. 2.ed. 151p. Rio de Janeiro, Instituto Aço Brasil, 2012.
SILVA, M. M., et al. Equidade de gênero nas organizações: o trabalho e os desafios da mulher na construção civil. Organizações em contexto, São Bernardo do Campo, n. 12, n. 24, p. 283-305, 2016. DOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v12n24p283-305
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
THIOLLENT, M. Metodologia de pesquisa-ação. 18ed. 136 p. São Paulo: Cortez, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ângela Fátima da Rocha, Sueli Correa Lemes Valezi, Ernany Paranaguá da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.