Expectativas dos professores diante da aprendizagem dos alunos com deficiência
significações e atuações
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1678Palavras-chave:
Inclusão escolar, Trabalho docente, SignificaçõesResumo
Este artigo objetiva identificar as significações produzidas pelos professores com relação à inclusão escolar de alunos com deficiência, uma vez que para construir um fazer pedagógico inclusivo, é necessário atentar-se para os motivos e as significações que balizam as tomadas de decisões do professor em sala de aula. Para alcançar os objetivos propostos, utilizaram-se os núcleos de significações viabilizados por meio da autoconfrontação simples e cruzada. A partir desse movimento metodológico, chegou-se ao núcleo de significação denominado “expectativa das professoras diante da aprendizagem dos alunos com deficiência: significações e atuações”. Os resultados revelaram que a baixa expectativa dos professores quanto à aprendizagem dos estudantes com deficiência tem origem em construtos históricos que colocam esses estudantes na condição de descrédito e incapacitados de aprender.
Downloads
Referências
AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 26, n. 2, p. 222-245, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932006000200006
AGUIAR, W. M. J.; SOARES, J. R.; MACHADO, V. C. Núcleos de significação: uma proposta histórico-dialética de apreensão das significações. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, p. 56-75, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/198053142818
AMARAL, L. A. Do Olimpo ao mundo dos mortais. São Paulo: Edmetec, 1988.
BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.
BATESON, G. Pasos hacia una ecología de la mente. Buenos Aires: Carlos Lohlé, 1976.
CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Petrópolis: Vozes, 2006.
CLOT, Y. Trabalho e poder de agir. Belo Horizonte: Fabrifactum, 2010.
COLLARES, C. A. L.; MOYSÉS, M. A. A. Preconceito no cotidiano escolar: ensino e medicalização. São Paulo: Cortez, 1996.
CUNHA, L.; MATA, R. G.; CORREIA, F. Luz, câmara, acção: orientações para a filmagem da actividade real de trabalho. Laborreal, Porto, v. 2, n. 1, p. 24-33, 2006. DOI: https://doi.org/10.4000/laboreal.13609
FACCI, M. G. D. Fundamentos teóricos e a psicologia nas escolas municipais de Maringá: uma visão crítica?. Revista do Departamento de Psicologia da UFF, Niterói, v. 13, n. 1, p. 73-90, 2001.
FÉDIDA, P. A negação da deficiência. In: D’ÁVILA NETO, M. I. (org.). A negação da deficiência. Rio de Janeiro: Archimé/Socius, 1984. p. 137-147.
FERREIRA, M. G. Concepções de subjetividade em Psicologia. Campinas: Pontes, 2000.
FONSECA, V. Educação especial. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1980.
GOFFMAN, E. A apresentação do eu na vida de todos os dias. Lisboa: Relógio D'Água, 1993.
GUIMARÃES, M. A. R. A invenção e diferença na sala de aula. 2015. 79f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2015.
OSTI, A. Representações de alunos e professores sobre ensino e aprendizagem. 2010. 191 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
PAGANOTTI, E. G. Representações sociais de professores do ensino fundamental I em exercício: os sentidos no contexto da(s) diferença(s). 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2017.
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.
PEDRA, J. A. Currículo, conhecimento e suas representações. Campinas: Papirus, 1997.
SILVA, C. Elaboração conceitual no processo de escolarização de alunos com deficiência intelectual no município de Balneário Camboriú: estratégias e mediações na elaboração de conceitos. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2016.
SIPAVICIUS, N. O professor e o rendimento escolar de seus alunos. São Paulo: EPU, 1987.
SOUZA, S. J. Dialogismo e alteridade na utilização da imagem técnica em pesquisa acadêmica: questões éticas e metodológicas. In: FREITAS, M. T.; SOUZA, S. J.; KRAMER, S. (Org.). Ciências humanas e pesquisa. Leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003.
TOMASINI, M. E. A. Expatriação social e a segregação institucional da diferença: reflexões. In: BIANCHETTI, L.; FREIRE, I. M. (org.). Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. Campinas: Papirus, 1998. p. 111-134.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Francélio Ângelo de Oliveira, Adriana Leite Limaverde Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.