Expectativas dos professores diante da aprendizagem dos alunos com deficiência

significações e atuações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1678

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Trabalho docente, Significações

Resumo

Este artigo objetiva identificar as significações produzidas pelos professores com relação à inclusão escolar de alunos com deficiência, uma vez que para construir um fazer pedagógico inclusivo, é necessário atentar-se para os motivos e as significações que balizam as tomadas de decisões do professor em sala de aula. Para alcançar os objetivos propostos, utilizaram-se os núcleos de significações viabilizados por meio da autoconfrontação simples e cruzada. A partir desse movimento metodológico, chegou-se ao núcleo de significação denominado “expectativa das professoras diante da aprendizagem dos alunos com deficiência: significações e atuações”. Os resultados revelaram que a baixa expectativa dos professores quanto à aprendizagem dos estudantes com deficiência tem origem em construtos históricos que colocam esses estudantes na condição de descrédito e incapacitados de aprender.

 

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Biografia do Autor

Francélio Ângelo de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFCP. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE/Campus Quixadá ecoordenador do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas-NAPNE / Campus Quixadá. 

Adriana Leite Limaverde Gomes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professora da Universidade Federal do Ceará. 

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Publicado

27-09-2024

Como Citar

de Oliveira, F. Ângelo, & Leite Limaverde Gomes, A. (2024). Expectativas dos professores diante da aprendizagem dos alunos com deficiência: significações e atuações. Horizontes, 42(1), e023122. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1678