Os percursos sociais e escolares de estudantes de cursos técnicos da educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1679Resumo
O objetivo do presente artigo foi investigar elementos do percurso social e escolar dos estudantes dos cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio do IF Sudeste MG, Campus Muriaé e identificar sua origem social, mediante uma análise sociológica. O debate teórico fundamentou-se, principalmente, nos estudos de Bourdieu e de autores do campo da Sociologia da Educação. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa e se utilizou da entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Identificou-se que, em sua maioria, os estudantes são originários de camadas populares. Destacou-se o alerta para que os Institutos Federais não se tornem espaços de eliminação branda de alunos do sistema educacional nem ambientes de reprodução das desigualdades sociais e escolares.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal. Percurso social e escolar. Sociologia da Educação.
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