Os percursos sociais e escolares de estudantes de cursos técnicos da educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1679

Resumo

O objetivo do presente artigo foi investigar elementos do percurso social e escolar dos estudantes dos cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio do IF Sudeste MG, Campus Muriaé e identificar sua origem social, mediante uma análise sociológica. O debate teórico fundamentou-se, principalmente, nos estudos de Bourdieu e de autores do campo da Sociologia da Educação. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa e se utilizou da entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Identificou-se que, em sua maioria, os estudantes são originários de camadas populares. Destacou-se o alerta para que os Institutos Federais não se tornem espaços de eliminação branda de alunos do sistema educacional nem ambientes de reprodução das desigualdades sociais e escolares.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal. Percurso social e escolar. Sociologia da Educação.

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Biografia do Autor

Itamar de Oliveira Corrêa Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - IF SUDESTE

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).  Especialização em Gestão Pública pela Faculdade de Educação São Luís. Graduação em Administração pelo IF - SUDESTE. Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade de Franca.  Atualmente é Auxiliar em Administração no IF - SUDESTE - Campus Muriaé, lotado na Coordenação de Gestão de Pessoas. 

Jairo Antonio da Paixão , Universidade Federal de Viçosa - UFV

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa. Doutorado em Educação pela Ibero-American University. Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Mestrado em Educação pela Ibero-American University. Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista. Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa.

 

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Publicado

19-06-2024

Como Citar

Corrêa Filho, I. de O. ., & Paixão , J. A. da. (2024). Os percursos sociais e escolares de estudantes de cursos técnicos da educação profissional e tecnológica. Horizontes, 42(1), e023090. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1679