Avaliação institucional participativa na educação infantil:

processos formativos docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1723

Resumo

O objetivo do artigo, recorte da pesquisa de mestrado de uma das autoras, é afirmar as possibilidades formativas da Avaliação Institucional Participativa (AIP) para professores que atuam na Educação Infantil. Para tanto, utiliza-se como ferramentas metodológicas as pesquisas autobiográficas e narrativas de formação, entendendo-as como um processo de contar e recontar histórias. O referencial teórico é permeado por autores que discutem avaliação, formação docente e Educação Infantil. Constata-se a importância da reflexão coletiva para olhar para dentro e para fora da escola, dos sentidos produzidos, de modo que se pense os processos e as relações e como estas podem transformar o cotidiano em prol de práticas qualificadas às crianças.

Palavras-chave: Avaliação institucional. Educação Infantil. Formação docente.

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Biografia do Autor

Cristiane Amancio, Secretaria Municipal de Educação do RJ / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Avaliação e Infâncias - GEPPAI/UERJ. 

Virgínia Louzada, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/Maracanã) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd), na linha de pesquisa "Infância, juventude e Educação". É Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2015), onde também recebeu o título de Mestre em Educação (2006). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Avaliação e Infâncias (GEPPAI). Conselheira titular do Conselho Municipal do Rio de Janeiro desde 2019, representando a Universidade ou Faculdade de Educação (Sociedade Civil).

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Publicado

24-05-2024

Como Citar

Ferreira Cunha Amancio, C., & da Rocha Louzada, V. C. (2024). Avaliação institucional participativa na educação infantil: : processos formativos docentes. Horizontes, 42(1), e023074. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1723

Edição

Seção

Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas