Um estudo da aplicação de uma prova-escrita-em-fases de matemática no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1724

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa feita no Ensino Fundamental por meio da aplicação de uma Prova-Escrita-em-Fases, em uma perspectiva de avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem, com base em autores como Buriasco, Ferreira e Pedrochi Junior. Nesse instrumento, 36 estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de resolver 5 questões de matemática em 5 fases, contando com intervenções da professora regente, que também é autora deste artigo. À luz da Análise de Conteúdo, foram investigadas as produções escritas de um estudante. Pode-se observar que o instrumento possibilitou que o estudante modificasse suas respostas, repensando-as e que a Prova-Escrita-em-Fases auxilia na superação da dicotomia certo/errado.

Palavras-chave: Educação matemática. Avaliação como prática de investigação. Avaliação como oportunidade de aprendizagem. Prova-escrita-em-fases.

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Biografia do Autor

Gabriel dos Santos e Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM). Vice-coordenador do GEPEMA - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação.

Jessica Aparecida Borssoi Zanquim, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2022). É Mestranda no Programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática na UEL (PECEM-UEL). 

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Publicado

28-05-2024 — Atualizado em 29-05-2024

Versões

Como Citar

Silva, G. dos S. e, & Zanquim, J. A. B. (2024). Um estudo da aplicação de uma prova-escrita-em-fases de matemática no ensino fundamental. Horizontes, 42(1), e023076 . https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1724 (Original work published 28º de maio de 2024)

Edição

Seção

Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas