Um estudo da aplicação de uma prova-escrita-em-fases de matemática no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1724Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa feita no Ensino Fundamental por meio da aplicação de uma Prova-Escrita-em-Fases, em uma perspectiva de avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem, com base em autores como Buriasco, Ferreira e Pedrochi Junior. Nesse instrumento, 36 estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de resolver 5 questões de matemática em 5 fases, contando com intervenções da professora regente, que também é autora deste artigo. À luz da Análise de Conteúdo, foram investigadas as produções escritas de um estudante. Pode-se observar que o instrumento possibilitou que o estudante modificasse suas respostas, repensando-as e que a Prova-Escrita-em-Fases auxilia na superação da dicotomia certo/errado.
Palavras-chave: Educação matemática. Avaliação como prática de investigação. Avaliação como oportunidade de aprendizagem. Prova-escrita-em-fases.
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