Da Educação Física à Holomotricidade -
proposta epistemológica com base no pensamento participativo de David J. Bohm
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1732Palavras-chave:
Educação Física, Holomotricidade, Consciência, Educação, ComplexidadeResumo
O objetivo desta investigação é propor, a partir da Educação Física, a aplicação dos fundamentos da holomotricidade como uma ação pensante em direção à inteireza da natureza. Esta pesquisa interpretativa é sustentada qualitativamente por dois conceitos: holomovimento e pensamento participativo. A perspectiva epistemológica é compreender os fenômenos para além das diferenças de tempo interno e externo, discernir um movimento que transcende o pensamento literal e perceber a organização do universo como uma totalidade. A partir desses conceitos, a holomotricidade demonstra a ordem implícita como uma totalidade indivisível e inseparável do microuniverso, que manifesta a unidade de cada ação e permite alcançar um estado culminante ligado à consciência universal.
Palavras-chave: Educação Física. Holomotricidade. Consciência. Educação. Complexidade.
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