Da Educação Física à Holomotricidade -

proposta epistemológica com base no pensamento participativo de David J. Bohm

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1732

Palavras-chave:

Educação Física, Holomotricidade, Consciência, Educação, Complexidade

Resumo

O objetivo desta investigação é propor, a partir da Educação Física, a aplicação dos fundamentos da holomotricidade como uma ação pensante em direção à inteireza da natureza. Esta pesquisa interpretativa é sustentada qualitativamente por dois conceitos: holomovimento e pensamento participativo. A perspectiva epistemológica é compreender os fenômenos para além das diferenças de tempo interno e externo, discernir um movimento que transcende o pensamento literal e perceber a organização do universo como uma totalidade. A partir desses conceitos, a holomotricidade demonstra a ordem implícita como uma totalidade indivisível e inseparável do microuniverso, que manifesta a unidade de cada ação e permite alcançar um estado culminante ligado à consciência universal.

Palavras-chave: Educação Física. Holomotricidade. Consciência. Educação. Complexidade.

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Biografia do Autor

Maurício Teodoro de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorado e Mestrado em Educação Física e Mestre pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGEF-UFRN.Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André.  

Luiz Sanches Neto, Universidade Federal do Ceará – UFC/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Bacharel e Licenciado em Educação Física (USP). Mestre e Doutor em Pedagogia da Motricidade Humana com Pós-Doutorado em Educação (Unesp). Professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Coordenador de Núcleo do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF-UFC).  

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Publicado

03-07-2024

Como Citar

de Souza, M. T., & Sanches Neto, L. (2024). Da Educação Física à Holomotricidade -: proposta epistemológica com base no pensamento participativo de David J. Bohm. Horizontes, 42(1), e023106. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1732