Construção de uma avaliação de viés formativo:

a experiência do Educandário Humberto de Campos em análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1745

Resumo

Este artigo examina a experiência de construção coletiva de uma forma de avaliação alinhada à perspectiva formativa. A análise documental observou projeto político-pedagógico, relatórios de aprendizagem, atas do conselho de classe, registros de acompanhamento do progresso dos(as) estudantes e autoavaliações do coletivo. Destacam-se três principais movimentos adotados pelo coletivo como instrumentos de documentação e avaliação: círculos pedagógicos e processos de autoavaliação; tutoria e espaços dialogados na avaliação da aprendizagem; e conselhos de classe coletivos. Observa-se que a forma como a escola passou a organizar seu trabalho pedagógico alimenta um processo de avaliação de viés formativo – o que potencializa, em retroalimentação, os processos internos à escola.

Palavras-chave: Avaliação formativa. Trabalho coletivo. Escola transformadora.

 

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Biografia do Autor

Beatriz Nogueira Marques de Vasconcelos, Universidade Federal de São Carlos - UFScar

Mestre em Educação com ênfase em Psicologia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2016. Atualmente, cursa doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com bolsa FAPESP. Faz parte dos grupos de pesquisa LOED-UFSCar e do grupo Mandacaru: Educação e Filosofia no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). No presente, desempenho o papel de Pesquisadora, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Luana Costa Almeida, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de Ensino e Práticas Culturais (2014), com período de estágio na Universidade Autônoma de Barcelona-Espanha, ambos com financiamento da FAPESP. Mestre em Educação pela Unicamp, na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores (2008). É Professora Adjunta do quadro efetivo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP), atuando em ensino, pesquisa e extensão na graduação em Pedagogia e nos programas de Pós-Graduação em Educação acadêmico e profissional. Participa como pesquisadora no Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED/Unicamp) e como líder do LOED/UFSCar. É editora assistente da revista Educação Sociedade (CEDES).

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Publicado

26-04-2024

Como Citar

Vasconcelos, B. N. M. de, & Costa Almeida, L. . (2024). Construção de uma avaliação de viés formativo: : a experiência do Educandário Humberto de Campos em análise. Horizontes, 42(1), e023069. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1745

Edição

Seção

Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas