Monitoramento e avaliação da política de educação infantil:

relevância e conteúdo

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DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1746

Resumo

O artigo apresenta o resultado de pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi sistematizar dimensões e critérios para apoiar o monitoramento e a avaliação da qualidade da oferta de educação infantil no âmbito de um sistema municipal de ensino. A metodologia do estudo contemplou análise da legislação, normas e documentos exarados pelo governo federal e revisão de literatura nacional e estrangeira que aborda elementos teórico-metodológicos capazes de embasar a noção de qualidade a ser assumida em tal avaliação. Com base na pesquisa bibliográfica, é proposta uma Matriz de Referência com dimensões e critérios referentes à organização e à gestão da oferta de atendimento à etapa.

Palavras-chave: Educação Infantil. Avaliação Educacional. Monitoramento de Políticas Públicas. Qualidade da Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Maria Luiza Rodrigues Flores, Universidade Federal do Rio Grande Sul - UFRGS

Possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Estudos pós-graduados em Psicologia Social da PUC/SP. Em 2018, realizou estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da USP, com período de estudos junto à Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia (UNIMORE/Itália). É Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRGS,  integrando o Núcleo de Estudos de Políticas e Gestão da Educação e docente do Programa de Pós-graduação em Educação (UFRGS).

Sandra Zákia Sousa, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora colaboradora da Universidade de São Paulo. Desde 2019 compõe a diretoria executiva da Associação Brasileira de Políticas e Administração da Educação - ANPAE. 

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Publicado

15-06-2024

Como Citar

Flores, M. L. R., & Sousa , S. Z. L. de. (2024). Monitoramento e avaliação da política de educação infantil: : relevância e conteúdo. Horizontes, 42(1), e023088. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1746

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Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas