Avaliação das aprendizagens na educação de pessoas jovens, adultas e idosas de acordo com as diretrizes federais e estaduais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1747

Resumo

Este estudo investiga as orientações legais sobre a avaliação das aprendizagens e é fundamentado nas contribuições teóricas de autores como Arroyo, Libâneo e Luckesi. Objetiva-se analisar as diretrizes contidas nos documentos legais, em nível federal e estadual (Santa Catarina), referentes à avaliação das aprendizagens na educação de pessoas jovens, adultas e idosas. A metodologia adotada consiste na aplicação da Análise de Conteúdo de Bardin. Como resultado, destaca-se que a legislação tem foco em uma avaliação contínua, cumulativa e formativa e prioriza aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Conclui-se que a avaliação é compreendida como aquela que pode oportunizar aprendizagem, correções de defasagens discentes e aprimoramento da prática docente.

Palavras-chave: Avaliação das aprendizagens. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas. Legislação.

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Biografia do Autor

André Henrique Schneeberger, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharel pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc, 2017) e em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó, 2020). Possui mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (2023). Atuou como educador de Ciências e Biologia na rede privada e pública no estado de Santa Catarina. Participante do grupo de pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino, vinculado à linha Processos Educativos do PPGEd da Unoesc.

Dilva Bertoldi Benvenutti, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul (2016/UNIJUI). Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2006). Estágio Científico Avançado de Doutoramento pela Universidade do Minho - Braga - Portugal (2015/fomento CAPES). Atualmente é professora titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina - São Miguel do Oeste. É docente de Graduação, Especialização e Mestrado em Educação, com experiência na área da Educação Básica, com foco de estudo em Avaliação das Aprendizagens, planejamento, coordenação Pedagógica e Gestão escolar. Atualmente em estágio Pós-Doutoral com a Dra Marta Nornberg, departamento de ensino e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

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Publicado

31-05-2024

Como Citar

Schneeberger, A. H., & Benvenutti, D. B. (2024). Avaliação das aprendizagens na educação de pessoas jovens, adultas e idosas de acordo com as diretrizes federais e estaduais. Horizontes, 42(1), e023078. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1747

Edição

Seção

Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas