Avaliação das aprendizagens na educação de pessoas jovens, adultas e idosas de acordo com as diretrizes federais e estaduais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1747

Abstract

This study delves into legal guidelines for learning assessment, drawing from the insights of Arroyo (2017), Libânio (2017), and Luckesi (2022). Our goal is to scrutinize federal and state (Santa Catarina) guidelines pertaining to learning assessment in Youth, Adult, and Elderly Education. Employing Bardin's Content Analysis (2016), our findings underscore legislation's emphasis on continuous, cumulative, and formative assessment, giving precedence to qualitative aspects. In conclusion, assessment is seen as a tool fostering learning opportunities, rectifying student deficiencies, and refining teaching practices.

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Author Biographies

André Henrique Schneeberger, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharel pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc, 2017) e em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó, 2020). Possui mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (2023). Atuou como educador de Ciências e Biologia na rede privada e pública no estado de Santa Catarina. Participante do grupo de pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino, vinculado à linha Processos Educativos do PPGEd da Unoesc.

Dilva Bertoldi Benvenutti, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul (2016/UNIJUI). Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2006). Estágio Científico Avançado de Doutoramento pela Universidade do Minho - Braga - Portugal (2015/fomento CAPES). Atualmente é professora titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina - São Miguel do Oeste. É docente de Graduação, Especialização e Mestrado em Educação, com experiência na área da Educação Básica, com foco de estudo em Avaliação das Aprendizagens, planejamento, coordenação Pedagógica e Gestão escolar. Atualmente em estágio Pós-Doutoral com a Dra Marta Nornberg, departamento de ensino e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

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Published

2024-05-31

How to Cite

Schneeberger, A. H., & Benvenutti, D. B. (2024). Avaliação das aprendizagens na educação de pessoas jovens, adultas e idosas de acordo com as diretrizes federais e estaduais. Horizontes, 42(1), e023078. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1747

Issue

Section

Seção Temática: Avaliação educacional: velhos embates, novas disputas