Análise da resolução de problemas nos itens de Ciências da Natureza do Enem e suas implicações para a Educação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1751Resumo
Este artigo analisa como a habilidade de resolução de problemas tem sido abordada no Exame Nacional do Ensino Médio na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Destaca suas principais características e os tipos de itens encontrados nas provas dos anos de 2018 a 2023. Tem-se como referencial teórico a convergência das considerações de George Pólya e de David Jonassen sobre a aprendizagem baseada em problemas. A identificação e análise das questões fez emergir três categorias de itens discutidas e exemplificas. Conclui-se que a resolução de problemas em Ciências é uma habilidade fundamental. Sua abordagem e avaliação devem ser cuidadosamente planejadas para contribuir com uma avaliação mais autêntica, formativa e alinhada aos objetivos educacionais.
Palavras-chave: Resolução de Problemas. Itens de resposta orientada. Ensino de Ciências. Enem.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de Referência para o Enem 2009. Brasília, DF: Inep/MEC, 2009. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf. Acesso em: 1 mar. 2024.
CLEMENT, L.; TERRAZZAN, E. A. Resolução de problemas de lápis e papel numa abordagem investigativa. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 7, n. 2, p. 98-116, 2012.
COSTA, S. S. C.; MOREIRA, M. A. A resolução de problemas como um tipo especial de aprendizagem significativa. Cadernos Catarinenses de Ensino de Física, Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 263-277, 2001.
COSTA, S. S. C.; MOREIRA, M. A. Resolução de problemas I: diferenças entre novatos e especialistas. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 176-192, 1996.
COSTA, S. S. C.; MOREIRA, M. A. Resolução de problemas IV: estratégias para resolução de problemas. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 2, n. 3, p. 153-184, 1997.
FÁVERO, M. H.; SOUSA, C. M. S. A resolução de problemas em Física: revisão de pesquisa, análise e proposta metodológica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 143-196, 2001.
GIL-PEREZ, D.; MARTINEZ-TORREGROSA, J. La resolución de problemas de Física: una didáctica alternativa. Madrid/Barcelona: Ediciones Vicens-Vives, 1987.
JONASSEN, David H. Learning to Solve Problems: A Handbook for Designing Problem-Solving Learning Environments. 1. ed. New York: Routledge, 2010.
JOHNSON-LAIRD, P. N. Mental models. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1983.
OLIVEIRA, V.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Resolução de problemas abertos no ensino de física: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 1-17, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2016-0269
PEDUZZI, L. O. Q. Sobre a resolução de problemas no ensino da Física. Cadernos Catarinenses de Ensino de Física, Florianópolis, v. 14, n. 3, p. 229-253, dez. 1997.
PIZARRO, M. V.; LOPES JUNIOR, J. Os sistemas de avaliação em larga escala e seus resultados: o PISA e suas possíveis implicações para o ensino de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 19, p. 1-24, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172017190119
PÓLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
SILVEIRA, L. D. Avaliação da educação: o uso dos resultados do exame nacional do ensino médio (ENEM) no contexto escolar. 2020. 168f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
VIANNA, C. R. Resolução de Problemas. In: FUTURO CONGRESSOS E EVENTOS (org.). Temas em Educação I - Livro das Jornadas de 2002. Curitiba: Futuro Congressos e Eventos,2002. p. 401-410.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alexandre da Silva Ferry
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.