Análise da resolução de problemas nos itens de Ciências da Natureza do Enem e suas implicações para a Educação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1751Resumo
Este artigo analisa como a habilidade de resolução de problemas tem sido abordada no Exame Nacional do Ensino Médio na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Destaca suas principais características e os tipos de itens encontrados nas provas dos anos de 2018 a 2023. Tem-se como referencial teórico a convergência das considerações de George Pólya e de David Jonassen sobre a aprendizagem baseada em problemas. A identificação e análise das questões fez emergir três categorias de itens discutidas e exemplificas. Conclui-se que a resolução de problemas em Ciências é uma habilidade fundamental. Sua abordagem e avaliação devem ser cuidadosamente planejadas para contribuir com uma avaliação mais autêntica, formativa e alinhada aos objetivos educacionais.
Palavras-chave: Resolução de Problemas. Itens de resposta orientada. Ensino de Ciências. Enem.
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