A música e a saúde vocal na/para a formação continuada de professores/as num Pequeno Grupo de Pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1789

Palavras-chave:

Voz, Recurso didático, Didático-pedagógico

Resumo

O presente artigo delineia uma proposta com base nos fundamentos da/para constituição de um Pequeno Grupo de Pesquisa (PGP) desenvolvido com um grupo de professores/as multidisciplinar de uma escola e uma universidade pública que estudou sobre música e técnica vocal. A questão básica mobilizadora foi: como a música, especialmente a técnica vocal, pode contribuir na formação de professores/as num Pequeno Grupo de Pesquisa (PGP)? A natureza da pesquisa foi qualitativa, tipificada como participante. A constituição do material empírico foram os relatos tecidos pelos/as professores/as, os quais foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, fundamentado nos pressupostos da Bardin. A partir das análises realizadas emergiram duas categorias, as quais foram: voz no trabalho docente e as contribuições da técnica vocal para a formação do/a Professor/a; a  música como recurso didático e suas contribuições em sala de aula.

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Biografia do Autor

Joice Menezes Lupinetti, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

 Doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Adriana Marques de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Doutorado em Educação Para a Ciência (UNESP/Bauru). Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFGD). 

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Publicado

28-10-2024

Como Citar

Menezes Lupinetti, J., & Marques de Oliveira, A. . (2024). A música e a saúde vocal na/para a formação continuada de professores/as num Pequeno Grupo de Pesquisa. Horizontes, 42(1), e023135. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1789