Pedagogia da não-violência de gênero na escola:
uma perspectiva pós-crítica do currículo?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1795Palavras-chave:
Violência de gênero. Escola. Currículo. Perspectiva pós-crítica.Resumo
Neste artigo, objetiva-se discutir se e de que forma as perspectivas pós-críticas do currículo contribuem no enfrentamento às violências de gênero na escola. Compreende-se a violência de gênero como um tipo de violência assegurada numa trama de poder, que atinge múltiplas identidades em diferentes espaços. No percurso metodológico, realizou-se revisão de literatura, com análise qualitativa de livros, artigos e outras fontes que tratam das categorias em questão. A partir das leituras feitas, constata-se que as discussões atuais do currículo são primordiais para uma possível desconstrução de conceitos equivocados acerca da sexualidade, do gênero e de suas intersecções, que condicionam diferentes formas de violência dentro e fora do espaço escolar.
Palavras-chave: Violência de gênero. Escola. Currículo. Perspectiva pós-crítica.
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