Pedagogia da não-violência de gênero na escola:

uma perspectiva pós-crítica do currículo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1795

Palavras-chave:

Violência de gênero. Escola. Currículo. Perspectiva pós-crítica.

Resumo

Neste artigo, objetiva-se discutir se e de que forma as perspectivas pós-críticas do currículo contribuem no enfrentamento às violências de gênero na escola. Compreende-se a violência de gênero como um tipo de violência assegurada numa trama de poder, que atinge múltiplas identidades em diferentes espaços. No percurso metodológico, realizou-se revisão de literatura, com análise qualitativa de livros, artigos e outras fontes que tratam das categorias em questão. A partir das leituras feitas, constata-se que as discussões atuais do currículo são primordiais para uma possível desconstrução de conceitos equivocados acerca da sexualidade, do gênero e de suas intersecções, que condicionam diferentes formas de violência dentro e fora do espaço escolar.

Palavras-chave: Violência de gênero. Escola. Currículo. Perspectiva pós-crítica.

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Biografia do Autor

Adriana da Silva Dias, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).  Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero - GEMGE/UFMA, inserida na Linha de Pesquisa: Diversidade Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas - GESEPE/UFMA. 

Sirlene Mota Pinheiro da Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA. Especialista em Metodologia do Ensino Superior - CEMES . Docente do Departamento de Educação I e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão - PPGE/UFMA. Pesquisadora e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas - GESEPE/UFMA. 

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Publicado

01-07-2024

Como Citar

Dias, A. da S., & Silva, S. M. P. da. (2024). Pedagogia da não-violência de gênero na escola: : uma perspectiva pós-crítica do currículo?. Horizontes, 42(1), e023098. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1795