a Pedagogy of gender non-violence at school
post-critical perspective on the curriculum?
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1795Keywords:
Violência de gênero. Escola. Currículo. Perspectiva pós-crítica.Abstract
In this article, gender violence is understood as a type of violence ensured in a plot of power, which affects multiple identities in different spaces. Thus, based o the literature, it is discussed whether and/or how the post-critical perspectives of the curriculum contribute to confronting this violence at school. In the results, it was found that current discussions on the curriculum have the school space as essential in the development of educational practices for diversities and differences. Investing in this space, the possible deconstruction of mistaken concepts about the exercise of sexuality, as well as the production/reproduction of gender and intersection rules, which condition the submission, repression and silencing of bodies.
Downloads
References
BENTO, B. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 19, n. 02, p. 549-559, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200016
CAETANO, M. Movimentos curriculares e a construção da heteronormatividade. In: RODRIGUES, A.; BARRETO, M. A. S. C. (Orgs.). Currículos, gêneros e sexualidades: experiências misturadas e compartilhadas, Vitória: Edufes, 2013. Disponível em: https://edufes.ufes.br/items/show/265. Acesso em: 28 dez. 2023.
CHAUÍ, M. Repressão sexual essa nossa (des)conhecida. 1. ed. São Paulo: Editora
Brasiliense, 1984.
CRUZ, T. M. Sexualidade e orientação sexual: cultura e transformação social. 1. ed. Palhoça: UnisulVirtual, 2014.
DADICO, L. Violência escolar de gênero: uma abordagem teórico-crítica. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 32, n. 69, p. 78-89, 2023. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p78-89
FOUCAULT, M. A história da sexualidade 1: a vontade de saber. Tradução: Maria Thereza da Costa de Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 20. imp. Rio de Janeiro: Edições Gaal, 1988.
FOUCAULT. M. Microfísica do poder. Organização, introdução e revisão técnica:
Roberto Machado. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
LAURETIS, T. de. A tecnologia do Gênero. In: DE HOLLANDA, H. B. (Org.). Pensamento Feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
LOURO, G. L. Currículo, gênero e sexualidade. 1. ed. Porto: Editora Porto, 2000.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós‐estruturalista. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
MACEDO, E. Currículo: política, cultura e poder. Currículo sem fronteiras, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 98-113, 2006. Disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/CurriculosemFronteiras/2006/ vol6/no2/7.pdf Acesso em: 18 jan. 2024.
MILLER, J. L. Teorização do currículo como antídoto contra/na cultura da testagem. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 2043-2063, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/ curriculum/article/view/21679 Acesso em: 28 jan. 2024.
MINAYO, M. C. de S. A análise de dados em Pesquisa Qualitativa. In: MINAYO, M.C. de S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. (Orgs.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2016. p. 7-79.
PIZZANI, L. et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 10, n. 2, p. 53-66, 2012. https://doi.org/10.20396/rdbci.v10i1.1896. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v10i1.1896
SAFFIOTI, H. I. B. Contribuições feministas para o estudo da violência de gênero. Cadernos Pagu, Campinas, v. 16, p. 115-136, ago. 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-83332001000100007
SAFFIOTI, H. I. B. Gênero, patriarcado, violência. 3. ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.
SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 5-19, jul./dez. 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ educacaoerealidade/article/view/71721 Acesso em: 10 jan. 2024.
SILVA, T.T da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
WOLFF, C. S.; SALDANHA, R. A. Gênero, sexo, sexualidades: categorias do debate contemporâneo. Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 9, n. 16, p. 29-46, 2015. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v9i16.482
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Adriana da Silva Dias, Sirlene Mota Pinheiro da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O trabalho para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.