A educação a distância no Novo Ensino Médio

a mercantilização da educação da juventude pobre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1800

Palavras-chave:

Educação a Distância, Novo Ensino Médio, Circulação do Capital, Educação Básica Pública

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo verificar a implementação da Educação a Distância no currículo do “Novo Ensino Médio” dos estados brasileiros. A pesquisa apoiou-se em fontes documentais e bibliográficas para analisar o processo de regulamentação e implementação das propostas aos moldes da Educação a Distância nessa etapa da educação básica. Conclui-se que a contrarreforma do Ensino Médio, ao fomentar a liberação da Educação a Distância apoiada no incremento das tecnologias digitais como ferramenta de democratização do acesso à educação, converteu o princípio do direito à educação a favor da intensificação da circulação do capital e do empresariamento da educação básica pública.

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Biografia do Autor

Gedeli Ferrazzo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Rondônia e doutoranda no PPGE da Universidade Estadual de Campinas. É professora de filosofia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. 

Mara Regina Martins Jacomeli, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professora da Universidade Estadual de Campinas na Faculdade de Educação. 

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Publicado

14-11-2024

Como Citar

Ferrazzo, G., & Martins Jacomeli, M. R. . (2024). A educação a distância no Novo Ensino Médio: a mercantilização da educação da juventude pobre. Horizontes, 42(1), e023144. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1800

Edição

Seção

Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica