Educar o trabalhador ou educar para o não trabalho?

O deslocamento da formação técnico-científica para as habilidades socioemocionais

Autores

  • Debora Cristine Trindade Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste https://orcid.org/0000-0002-1790-962X
  • Paulino José Orso Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1803

Palavras-chave:

Educação, História da Educação, Políticas Educacionais, Competências socioemocionais

Resumo

O intuito deste artigo é refletir sobre as mudanças sociais, especialmente, na produção da vida material, e verificar como a educação responde a essas transformações por meio de políticas educacionais. Considera-se que estas têm por finalidade preparar os indivíduos para viverem na (nova) sociedade em um contexto (desafiador) de intensas mudanças e que a sociedade, o trabalho e a educação estão passando por profundas modificações, resultado do desenvolvimento técnico e científico, da política e da forma de produzir a vida social. Em decorrência disso, vê-se o deslocamento da preocupação com uma formação cognitiva, científica e técnica, para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais.

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Biografia do Autor

Debora Cristine Trindade, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutoranda em Educação pela UNIOESTE, campus de Cascavel. Professora pedagoga da rede estadual de ensino no Estado do Paraná, e professora do curso profissionalizante de Formação de Docentes no Colégio Estadual Barão do Rio Branco. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil - GT da Região Oeste do Paraná - HISTEDOPR na Unioeste. 

Paulino José Orso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas .  Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paranáe líder do grupo de pesquisa HISTEDBR-PR.

 

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Publicado

27-09-2024

Como Citar

Trindade, D. C., & Orso, P. J. (2024). Educar o trabalhador ou educar para o não trabalho? : O deslocamento da formação técnico-científica para as habilidades socioemocionais . Horizontes, 42(1), e023124. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1803