Pedagogia histórico-crítica e Educação Infantil do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1815

Palavras-chave:

Educação Infantil, Pedagogia Histórico-Crítica, Educação do Campo

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de mestrado em Educação do Campo da UFRB. O objetivo foi analisar as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a Educação Infantil do Campo, com vistas à identificação de suas potencialidades para o ensino de crianças sob a perspectiva crítico-emancipadora. A fundamentação teórica da pesquisa pauta-se nos estudos de Caldart (2020), Ferreira (2013), Martins (2013), Pasqualini (2013), Saviani (2008a, 2008b, 2013, 2019), Fernandes e Lombardi (2021), Silva (2006), entre outros. A análise dos dados indica que a proposta de trabalho para o processo formativo resulta de um esforço coletivo em firmar uma educação contra-hegemônica que prima pela formação plena dos indivíduos.

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Biografia do Autor

Deise Soraia Marta de Souza Galvão, Prefeitura Municipal de Amargosa - Secretaria de Educação

Mestre em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO) do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Coordenadora Pedagógica – Secretaria Municipal de Educação de Amargosa (SEMED). Membro do Grupo de Pesquisa Grupo de pesquisa sobre Infâncias e Formação de Professores (GRIFO).

Karina de Oliveira Santos Cordeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais . Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com atuação no curso de Licenciatura em Pedagogia. 

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Publicado

29-09-2024

Como Citar

Galvão, D. S. M. de S., & de Oliveira Santos Cordeiro, K. (2024). Pedagogia histórico-crítica e Educação Infantil do Campo. Horizontes, 42(1), e023125. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1815

Edição

Seção

Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica