Desenvolvimento do psiquismo humano segundo a Abordagem Sócio-Histórica

reflexões sobre enfrentamento da violência escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v43i1.1821

Resumo

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrícia da Silva Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), campus Caxias-MA.  

Referências

ABRAMOVAY, M; RUA, M. G. Violências nas escolas. 2. ed. Brasília: UNESCO, 2002.

AFANÁSSIEV, V. G. Fundamentos de Filosofia. Rio de Janeiro: Progresso, 1968.

CHARLOT, B. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, Porto Alegre, n. 8, p. 432-442, jul./dez. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222002000200016

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GUIMARÃES, Á. M. Vigilância punição e depredação escolar. 2. ed. Campinas: Papirus, 1988.

GUIMARÃES, Á. M. A dinâmica da violência escolar: conflito e ambiguidade. Campinas: Editora Autores Associados, 1996.

LEONTIEV, A. N. Actividad, consciência y personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias Del Hombre, 1978a.

LEONTIEV, A. N. O Desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Editora Moraes, 1978b.

LEONTIEV, A. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In:

VIGOTSKII, L. S. et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/Edusp, . p. 59-83, 1988.

MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. Tradução de Luiz Cláudio de Castro e Costa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MILANI, F.M. Cultura de Paz x Violências: o papel e desafios da escola. In: MILANI, F.M.; JESUS, R.C (org.). Cultura de paz: estratégias, mapas e bússolas. Salvador: INPAZ, p. 31-62, 2003.

RUBINSTEIN, S. L. Princípios de Psicologia Geral. 2. ed. V. VI, Lisboa: Editorial Estampa, 1977.

VÁSQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

VIGOTSKI, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

03-07-2025

Como Citar

Machado, F. da S. (2025). Desenvolvimento do psiquismo humano segundo a Abordagem Sócio-Histórica: reflexões sobre enfrentamento da violência escolar. Horizontes, 43(1), e023190. https://doi.org/10.24933/horizontes.v43i1.1821