Formação continuada de professores:

contribuições da Teoria Histórico-Cultural e da Clínica da Atividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v43i1.1822

Palavras-chave:

Professores de Ensino Fundamental, Clínica da Atividade, Autoconfrontação, Intervenção

Resumo

A pesquisa objetivou analisar contribuições da Teoria Histórico-cultural e da Clínica da Atividade para a formação continuada de 12 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, entre março de 2018 e junho de 2019. Neste artigo, atemo-nos a um recorte específico, focalizando as transformações nas práticas pedagógicas de duas professoras, com objetivo de examinar mudanças em sua abordagem didática, reflexões sobre a própria atuação e apropriações conceituais ao longo do processo formativo. Fundamenta-se na concepção do desenvolvimento humano pela via do trabalho e das ações mediadoras em processo formativo, viabilizada pela constituição de um grupo de formação, que incluiu (co)análise do trabalho pela Autoconfrontação Simples. Os resultados evidenciam que fundamentos teóricos cotejados com a realidade prática viabilizam tomadas de consciência sobre aspectos não percebidos no cotidiano, potencializam transformações nas práticas pedagógicas e promovem o desenvolvimento dos participantes do grupo formativo.

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Biografia do Autor

Fábio Brazier, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - IFSULDEMINAS

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP/SP . Docente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas-Campus Machado. 

Maria Silvia Pinto de Moura Librandi Rocha, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005).  Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É líder do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente. 

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Publicado

05-06-2025

Como Citar

Brazier, F., & Rocha, M. S. P. de M. L. (2025). Formação continuada de professores: : contribuições da Teoria Histórico-Cultural e da Clínica da Atividade. Horizontes, 43(1), e023170. https://doi.org/10.24933/horizontes.v43i1.1822