Formação continuada de professores:
contribuições da Teoria Histórico-Cultural e da Clínica da Atividade
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v43i1.1822Palavras-chave:
Professores de Ensino Fundamental, Clínica da Atividade, Autoconfrontação, IntervençãoResumo
A pesquisa objetivou analisar contribuições da Teoria Histórico-cultural e da Clínica da Atividade para a formação continuada de 12 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, entre março de 2018 e junho de 2019. Neste artigo, atemo-nos a um recorte específico, focalizando as transformações nas práticas pedagógicas de duas professoras, com objetivo de examinar mudanças em sua abordagem didática, reflexões sobre a própria atuação e apropriações conceituais ao longo do processo formativo. Fundamenta-se na concepção do desenvolvimento humano pela via do trabalho e das ações mediadoras em processo formativo, viabilizada pela constituição de um grupo de formação, que incluiu (co)análise do trabalho pela Autoconfrontação Simples. Os resultados evidenciam que fundamentos teóricos cotejados com a realidade prática viabilizam tomadas de consciência sobre aspectos não percebidos no cotidiano, potencializam transformações nas práticas pedagógicas e promovem o desenvolvimento dos participantes do grupo formativo.
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