A reforma empresarial da educação, os currículos escolares e o ensino de Ciências Humanas:

apontamentos a partir da Pedagogia Histórico-Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1824

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Pedagogias corporativas, Ciências Humanas e Sociais

Resumo

Objetiva-se criticar as pedagogias hegemônicas e realizar a defesa dos fundamentos teórico-práticos da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino das Ciências Humanas. Parte-se do pressuposto de que na luta política, como disputa por hegemonia, as classes sociais almejam o controle dos meios de produção material, de todo o complexo cultural; e discutem-se as pedagogias corporativas e sua influência na educação brasileira. Apresentam-se os fundamentos pedagógico-críticos que norteiam os currículos escolares e contribuem para a inserção crítica das novas gerações na vida pública. Por meio de análise bibliográfica e documental, almeja-se subsidiar a formação de professores e estudantes interessados no estudo da Pedagogia Histórico-Crítica, a fim de elaborar currículos e propostas político-pedagógicas contra-hegemônicas.

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Biografia do Autor

Marcos Roberto Lima, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutor em Educação pelo PPGE Unicamp; Pesquisador colaborador e pós-doutorando do Histedbr. Professor efetivo da rede estadual de educação de São Paulo.

José Claudinei Lombardi, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutor em Educação pela Unicamp; Livre-Docente em História da Educação, da Faculdade de Educação da Unicamp; Professor Titular de História da Educação na Unicamp. Coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” - HISTEDBR GT Unicamp.

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Publicado

22-11-2024

Como Citar

Lima, M. R., & Lombardi, J. C. (2024). A reforma empresarial da educação, os currículos escolares e o ensino de Ciências Humanas: : apontamentos a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Horizontes, 42(1), e023147. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1824

Edição

Seção

Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica