A reforma empresarial da educação, os currículos escolares e o ensino de Ciências Humanas:
apontamentos a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1824Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-Crítica, Pedagogias corporativas, Ciências Humanas e SociaisResumo
Objetiva-se criticar as pedagogias hegemônicas e realizar a defesa dos fundamentos teórico-práticos da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino das Ciências Humanas. Parte-se do pressuposto de que na luta política, como disputa por hegemonia, as classes sociais almejam o controle dos meios de produção material, de todo o complexo cultural; e discutem-se as pedagogias corporativas e sua influência na educação brasileira. Apresentam-se os fundamentos pedagógico-críticos que norteiam os currículos escolares e contribuem para a inserção crítica das novas gerações na vida pública. Por meio de análise bibliográfica e documental, almeja-se subsidiar a formação de professores e estudantes interessados no estudo da Pedagogia Histórico-Crítica, a fim de elaborar currículos e propostas político-pedagógicas contra-hegemônicas.
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Referências
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