Reforma do ensino médio, BNCC e o ensino de arte

reflexões à luz da pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1829

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, BNCC, Ensino de arte, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

A história do Ensino Médio no Brasil é formada de tensões, conflitos e disputas em torno de sua organização, finalidade e identidade e determinada pelas contradições da formação social do País. Com isso em mente, por meio de um estudo de natureza teórico-bibliográfica, no presente artigo analisam-se os pressupostos da reforma do Ensino Médio, da Base Nacional Comum Curricular e o ensino de arte à luz da pedagogia histórico-crítica. Busca-se, assim, contribuir para a construção coletiva de uma educação que proporcione o acesso das camadas populares aos níveis mais elevados das ciências, da filosofia e da arte visando a uma transformação radical da sociedade.

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Biografia do Autor

Carla Chakirian Barretto Coelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Professora na educação básica da rede estadual Estadual de São Paulo. Licenciada em Educação Artística (Artes Visuais). Aluna do curso de Pós-Graduação em Educação Básica no IFSP/Campus Hortolândia.

Jeferson Anibal Gonzalez, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Doutor em Educação. Professsor EBTT-Educação/Pedagogia no IFSP/Campus Hortolândia.

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Publicado

22-11-2024

Como Citar

Chakirian Barretto Coelho, C., & Gonzalez, J. A. (2024). Reforma do ensino médio, BNCC e o ensino de arte: reflexões à luz da pedagogia histórico-crítica . Horizontes, 42(1), e023148. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1829

Edição

Seção

Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica