Uma aproximação entre o revisionismo histórico da ditadura militar brasileira e o ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v43i1.1832Palavras-chave:
Revisionismo histórico, Ensino de história, Ditadura militar no Brasil, Pedagogia Histórico-CríticaResumo
O objetivo do texto foi analisar o modo como a compreensão do revisionismo historiográfico em relação ao golpe e à ditadura militar no Brasil impactou o ensino de história e influenciou a construção de diversas narrativas sobre esses eventos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando análise bibliográfica. Ao investigar e discutir esses aspectos, o texto examinou a relação entre o revisionismo historiográfico e o ensino de história, bem como suas implicações na construção de narrativas históricas sobre a ditadura militar. Diante dessas questões, ressalta-se a importância da articulação histórica da memória e do trabalho pedagógico com fontes em sala de aula, de modo a sensibilizar estudantes para as questões do presente que transformam o passado em campo e objeto de disputa.
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