Uma aproximação entre o revisionismo histórico da ditadura militar brasileira e o ensino de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v43i1.1832

Palavras-chave:

Revisionismo histórico, Ensino de história, Ditadura militar no Brasil, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

O objetivo do texto foi analisar o modo como a compreensão do revisionismo historiográfico em relação ao golpe e à ditadura militar no Brasil impactou o ensino de história e influenciou a construção de diversas narrativas sobre esses eventos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando análise bibliográfica. Ao investigar e discutir esses aspectos, o texto examinou a relação entre o revisionismo historiográfico e o ensino de história, bem como suas implicações na construção de narrativas históricas sobre a ditadura militar. Diante dessas questões, ressalta-se a importância da articulação histórica da memória e do trabalho pedagógico com fontes em sala de aula, de modo a sensibilizar estudantes para as questões do presente que transformam o passado em campo e objeto de disputa.

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Biografia do Autor

Leila Maria Prates Teixeira Mussi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade pela UESB/CAPES. É pesquisadora do Núcleo Internacional de Estudos em Direitos Humanos, Educação, Cultura e Saúde - NEDHECS/CNPq. Professora na Faculdade Santo Agostinho - FASAVIC e professora no Colégio Sêneca de Vitória da Conquista. 

Claudio Eduardo Félix dos Santos, Universidade do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professor na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ( UESB). É Pesquisador do Museu Pedagógico/UESB: grupo de pesquisa História e Memória das ideias e práticas pedagógicas Contra-Hegemônicas e do Grupo de Estudos Marxistas em Educação (UNESP). 

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Publicado

02-07-2025

Como Citar

Prates Teixeira Mussi, L. M., & Félix dos Santos, C. E. (2025). Uma aproximação entre o revisionismo histórico da ditadura militar brasileira e o ensino de história. Horizontes, 43(1), e023187. https://doi.org/10.24933/horizontes.v43i1.1832