A Base Nacional Comum Curricular, seus impactos sobre o ensino das Ciências Humanas e o contexto de sua produção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1837

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Movimentos Ultraconservadores, Educação em Ciências Humanas

Resumo

Este artigo analisa a implementação da Base Nacional Comum Curricular e avalia os pontos educacionais em Ciências Humanas – renomeada na Base para Ciências Humanas Sociais Aplicadas – por meio de um estudo documental, alicerçado na pedagogia histórico-crítica e no materialismo histórico-dialético. As reflexões indicam que movimentos ultraconservadores, movidos por entidades privadas, priorizam a formação para o mercado de trabalho em oposição às Ciências Humanas e Sociais. Esse viés se adequa à Pedagogia das Competências, que esvazia os currículos escolares, centra-se na geração de mão de obra e atende ao capital. Adicionalmente, discute-se a influência do contexto no qual a BNCC foi produzida, no sentido de torná-la menos crítica e mais alinhada aos interesses empresariais na educação.

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Biografia do Autor

Alessandra Tatiane Galvão Chiaretti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Mestre em Educação pela Unioeste, campus de Cascavel - PR. Professora da Rede Municipal de Ensino de Cascavel - PR.

Shirley Cristiane Cintra, Universidade Estadual do Oeste do Parana - Unioeste

Professora na Unipar - Universidade Paranaense e Mestre em educação pela Unioeste, campus de Cascavel - PR.

Jose Luis Derisso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor de Fundamentos da Educação no curso de Pedagogia e do PPGE da Unioeste, campus de Cascavel -PR.

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Publicado

11-11-2024

Como Citar

Chiaretti, A. T. G., Cintra, S. C., & Derisso, J. L. (2024). A Base Nacional Comum Curricular, seus impactos sobre o ensino das Ciências Humanas e o contexto de sua produção . Horizontes, 42(1), e023142. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1837

Edição

Seção

Seção Temática: Os reformadores empresariais da educação e o ensino de Ciências Sociais e Humanas: uma discussão a partir da Pedagogia Histórico-Crítica