Estereótipos sobre a docência em conteúdos humorísticos

relações com a colonialidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1858

Palavras-chave:

Estereótipos., Humor, Docência, Colonialidade

Resumo

O artigo discute a construção e a manutenção de estereótipos acerca da docência em conteúdos humorísticos veiculados na mídia, com foco no vídeo Tipos de professores do comediante Diogo Almeida, disponível na plataforma YouTube. Na análise utilizou-se a metodologia denominada Etnografia de Tela, que envolve observação e interpretação de conteúdos audiovisuais, tendo em vista a compreensão de fenômenos culturais e sociais. O estudo destaca o modo como determinados estereótipos carregam marcas da colonialidade perpetuando desigualdades sociais e de gênero. Os resultados apontam para a predominância de representações negativas do trabalho docente, que contribuem para a desvalorização da profissão e reforçam ideias de desigualdades e relações de poder já tão enraizadas no imaginário popular.

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Biografia do Autor

Lucenir da Silva Frazão, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina. É docente na Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas. Integra o grupo de pesquisa Núcleo de Educação em Química (NEQ) da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Luciana Passos Sá, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

 Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos. Docente no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC.

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Publicado

09-12-2024

Como Citar

da Silva Frazão, L., & Sá, L. P. (2024). Estereótipos sobre a docência em conteúdos humorísticos: relações com a colonialidade . Horizontes, 42(1), e023151. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1858