Estereótipos sobre a docência em conteúdos humorísticos
relações com a colonialidade
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1858Palavras-chave:
Estereótipos., Humor, Docência, ColonialidadeResumo
O artigo discute a construção e a manutenção de estereótipos acerca da docência em conteúdos humorísticos veiculados na mídia, com foco no vídeo Tipos de professores do comediante Diogo Almeida, disponível na plataforma YouTube. Na análise utilizou-se a metodologia denominada Etnografia de Tela, que envolve observação e interpretação de conteúdos audiovisuais, tendo em vista a compreensão de fenômenos culturais e sociais. O estudo destaca o modo como determinados estereótipos carregam marcas da colonialidade perpetuando desigualdades sociais e de gênero. Os resultados apontam para a predominância de representações negativas do trabalho docente, que contribuem para a desvalorização da profissão e reforçam ideias de desigualdades e relações de poder já tão enraizadas no imaginário popular.
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