Educação integral na América Latina
implicações da temática para uma agenda investigativa
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v43i1.1895Palavras-chave:
Ampliação da jornada escolar, Padronização curricular, Avaliação em larga escala, Responsabilização docente, Educação em valoresResumo
Amparado em pesquisa bibliográfica, este artigo tem como objetivo identificar aspectos para a construção de uma agenda investigativa que ofereça aportes para o delineamento e a materialização da Educação Integral na América Latina. O tema tem se revelado como uma demanda neoliberal, manifesta a partir da pressão pelo aumento de tempo da jornada escolar, sem o devido reconhecimento da educação em valores e marcado pela aposta na padronização curricular e pela busca de resultados, principalmente nas avaliações em larga escala: tarefa que recai como uma responsabilidade a ser assumida especialmente pelos docentes. O artigo finaliza, destacando a necessidade de os países construírem caminhos capazes de salvaguardar as singularidades de seus contextos na materialização da Educação Integral.
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