O professor de educação física como intelectual:

apontamentos a partir da teoria social de Antonio Gramsci

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1898

Palavras-chave:

Educação Física, Professor Intelectual., Legitimidade da Educação Física Escolar

Resumo

O estudo discute sobre o professor de educação física como intelectual na educação escolar a partir de contribuições teóricas de Antonio Gramsci. Destarte, fez-se uso de um conjunto de posições de autores, a exemplo de Bracht, referentes à disciplina educação física como componente curricular; e do conceito de intelectual de Gramsci. Como síntese, aponta-se que o professor de educação física como intelectual se vincula a três dimensões: política, epistemológica e pedagógica. Além disso, pondera-se que um intelectual na perspectiva gramsciana reflete de forma crítica sobre a realidade e representa o coletivo e a organização de forma orgânica, o que lhe confere legitimidade dentro de determinada função ou profissão na sociedade.

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Biografia do Autor

Fernanda Yully dos Santos Monteiro, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA). Professora da  Universidade Federal do Pará, da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Integrante do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ). 

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) . Professor  da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Pesquisador do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ-UFPA). 

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Publicado

11-12-2024

Como Citar

Monteiro, F. Y. dos S., & Furtado, R. S. . (2024). O professor de educação física como intelectual:: apontamentos a partir da teoria social de Antonio Gramsci. Horizontes, 42(1), e023153. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1898