Educação socioambiental:
novas epistemologias na formação latino-americana
DOI:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v43i1.1991Palavras-chave:
Educação Socioambiental, Consciência, Epistemologia, FilosofiaResumo
O artigo trata sobre o atraso de uma educação socioambiental no Brasil. Defende que uma educação socioambiental pode ampliar a consciência discente de tal modo que a sustentabilidade e o meio ambiente se tornem chaves para contribuição e reorganização da educação ecológica sem interrupções, que funciona como imperativo ecológico/social/político em movimento contínuo. É plausível que processos educacionais interconectados às epistemologias orientadas pela ética socioambiental contribuam para reverter a atuação predatória do homem contra o planeta. Com metodologia dedutiva/qualitativa, adequada ao debate sobre ecologia e sociedade como elementos complementares, o artigo defende que a contemplação, a beleza e a Cosmovisão podem funcionar como novas epistemologias para educação.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. Teoria estética. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1993.
BACON, F. Novo Organum ou Verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. 2a edição. Tradução de José A. Reis de Andrade. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os Pensadores).
CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Tradução de Newton R. Eichemberg. São Paulo: Cultrix, 1996.
CASSIRER, E. Antropología filosófica: introducción a una filosofia de la cultura. Mexico: Fondo de cultura econômica, 1968.
DEBRAY, R. O estado sedutor: as revoluções midiológicas do poder. Tradução de Guilherme João de F. Teixeira. Petrópolis: Vozes, 1994.
FIORI, E. M. Aprender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, P. (Prefácio) Pedagogia do oprimido. 65a ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2018.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 18a ed. São Paulo: Cortez, 1987.
FROM, E. Análise do Homem. 13a ed. Tradução de Otávio A. Velho. Rio de Janeiro: Zahar editora, 1983.
GALEANO, E. O livro dos abraços. Tradução de Eric Nepomuceno, 9ª ed. Porto Alegre: L&PM, 2002.
GIACOIA JUNIOR, O. “Hans Jonas: Por que a técnica moderna é um objeto para a ética”. Natureza Humana, v. 1, n. 2, dezembro, 1999.
Disponível em: https://revistas.dwwe.com.br/index.php/NH/article/view/663/497. Acesso em: 01 mar. 2021.
GIBRAN, K. G. Parábolas. Tradução de Mansour Challita. Rio de Janeiro: Exped, 1972.
HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. Dialética do Esclarecimento. Tradução de Zeliko Lopari’c [et. al.]. São Paulo: Nova Cultural, 1989. (Coleção Os Pensadores).
HUI, Y. Tecnodiversidade. Tradução de Huberto do Amaral. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
KOPENAWA, D., ALBERT, B. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Tradução de Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
KRENAK, A. Futuro Ancestral: Cidades, pandemias e outras geringonças. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
LATOUR, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
MARQUES, L. Capitalismo e colapso ambiental. 2a ed. Campinas: Editora Unicamp, 2016.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina E. F. Da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2000.
PASCAL, B. Pensamentos. Tradução de Sérgio Milliet. 4ª edição, São Paulo, SP: Nova Cultural, 1988. (Coleção Os Pensadores).
PETERS, F. E. Termos filosóficos gregos: um léxico histórico. Tradução de Beatriz Rodrigues Barbosa, 2a ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1974.
PLUTARCO. Como Ouvir. Tradução de João Carlos C. Mendonça. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Colección Sur-Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. Setembro 2005. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/. Acesso em: 01 nov. 2024.
ROUSSEAU, J. J. Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Victor Civita; Abril Cultural, 1974. (Coleção Os Pensadores).
THOUREAU, H. D. Walden: ou A vida nos bosques. Tradução de Alexandre B. Souza, São Paulo: Edipro, 2018.
VÁZQUEZ, A. S. Ética. Tradução de João Dell’Anna, Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1992.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diogenes Galdino Morais Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da Horizontes) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) O manuscrito para submissão deve ser acompanhado por uma carta escaneada assinada por todos os autores, informando que o trabalho não foi enviado para nenhum outro periódico e que acatam as normas contidas nas Diretrizes da Horizontes.